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Introdução ao AVR Studio |
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Atualizado em 24/08/2007 - Prof. Célio Guimarães
AVR Studio é um ambiente Windows para programação e simulação dos
microcontroladores da família AVR (RISC) da Atmel.
O ambiente contém um editor de programas em linguagem de montagem
(ou na linguagem C), um montador e
um simulador. Em analogia com o ambiente que usamos para o 8086, ele engloba as
funções do nasmide, nasmw, carregador e turbo-debugger
(além de outras funções mais sofisticadas
que permitem programar e depurar um protótipo através de uma das linhas USB, serial,
ou paralela de um PC).
O ambiente é iniciado pela definição de um projeto onde um ou mais programas
em assembler serão inseridos. No nosso laboratório, que envolve programas simples,
usaremos apenas um programa fonte por projeto, ambos com o mesmo nome.
Como criarar um novo projeto:
- Na pasta AVRstudio execute o programa AVRStudio.exe;
- Clique em Project -> New Project:
- Na janela aberta selecione ATmel AVR Assembler
e coloque em Project Name o nome do projeto (sem extensão)
que será o mesmo que o do Initial File.
- Selecione Create Initial File e Create Folder
Importante: cada projeto deve ser colocado numa pasta diferente!
(caso contrário surgem conflitos de arquivos comuns que seriam criados)
- em Location coloque o caminho de um diretório na sua área onde será
criado o projeto (V. não poderá fazê-lo no drive C: !)
- Clique o botão Next
- Na nova janela aberta selecione AVR Simulator e em Device: AT90S2313
(importante: este device não é o usado por default na pasta de exemplos da instalação,
(chamada Appnotes) caso V. queira testá-los: é preciso mudar a 1ª diretiva para:
.include "2313def.inc"
- Clique Finish e V. já pode editar o seu programa na janela selecionada
com o título nome_programa.asm
Obs: caso V. abra para edição um arquivo existente via File -> Open File,
é preciso associar esse arquivo ao projeto selecionando: Project -> Add existing File
- Para ligar a opção de gerar o arquivo .lst vá em Project ->
AVR Assembler Setup e marque a opção.
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- No AVR Studio não há um comando para remover um projeto: V. terá que apagar
a pasta correspondente para esse fim!
Depurando o seu programa:
- Após uma montagem com sucesso(*), clique em Debug e veja as diversas opções para
execução passo a passo (em particular F11, F10 e F9).
- No final de uma execução típica seu programa vai entrar num laço infinito e é preciso
interrompê-lo a fim de poder visualizar registradoes e memória RAM. Há duas formas
de fazer isto:
antes de dar partida no programa, (i)introduza um breakpoint na instrução
que entra num laço infinito (usualmente a última nstrução) ou,
(ii)durante a execução, clique em break para interromper a execução corrente.
- Para visualizar a memória SRAM, os registradores de E/S, etc., clique em View, selecione
Memory e na janela "drop down" escolha o espaço de memória desejado (Data corresponde à memória SRAM)
- (*) Atenção: no caso de erro de montagem, o número da linha correspondente
é informado na linha com uma bolinha vermelha na janela output:
ao percorrer o programa fonte com o cursor V. verá
o número da linha no canto direito da barra inferior!