Exercício 2 - Criar um benchmark e avaliar diversos computadores

Informações Gerais

Objetivos

Atenção: Esse exercício é individual, com um resultado final coletivo. Você deve realizar as medidas e colocá-las online até o dia 26/03. O relatório só pode ser feito após esta data.

Antes de começar

Você deve relembrar os conceitos de medidas de desempenho estudados em MC722. Eis algumas perguntas para guiar seu exercício:

Você deve saber responder todas estas perguntas mas não é necessário colocar as respostas no relatório. Não escreva o relatório sem saber as respostas para estas perguntas.

       Para se familiarizar com uso de benchmarks você pode realizar a seguinte tarefa:

       Usando um programa do benchmark MiBench  medir o desempenho de 1 computador. O MiBench é formado por 6 conjuntos de programas:  automotive, consumer, network, office, security, telecomm. Escolha um  programa  de uma das categorias e execute-o em 1 computador e colete a(s) medida(s)  de desempenho relevante(s).


Atividade

Este exercício é resultado de um trabalho coletivo, onde cada componente deverá entregar um relatório e realizar uma parte da atividade. Cada aluno deve realizar apenas uma das seguintes atividades:

  1. Definir um programa para medir o desempenho de um computador: Escolha um programa (não pode fazer parte de um benchmark já existente) que possa ser utilizado para medir o desempenho do computador. Atividades e recomendações:
    • Execute o programa num computador da sala 302 para tirar suas medidas
    • Não use um programa que seja, por si só, um benchmark
    • O programa deve ter código fonte aberto para permitir que ele seja compilado e executado em diversas máquinas (você não precisa executa-lo em diversas máquinas). Você deve fornecer procedimentos para instalação dos programas
    • Defina, se necessário, um conjunto de entrada(s) e saída(s) padrões para o seu programa, de forma que todas as execuções sejam idênticas em comportamento
    • Prepare um script ou defina uma linha de comando para que o programa seja executado com as configurações (se existirem) e parâmetros corretos
    • Cuidado para não escolher programas que possam gerar números de desempenho sucetíveis a grandes erros (números muito pequenos, por exemplo). Tempos de execução inferiores a 10s podem causar erros de precisão e por isto não serão aceitos como medidas no computador da sala 302 (execute mais coisas para aumentar seu tempo).
    • Defina seu critério de desempenho e meça-o em um computador base da sala 302. É necessário medir mais de uma vez o desempenho e consolidar as medidas. Defina quantas vezes tem que ser medido. Se for utilizar tempo, especifique qual tempo utilizar
    • Publique as informações acima para que outros alunos da turma possam reproduzir seus dados em outros computadores. Use esta planilha para colocar seus dados. Descreva os programas neste documento.
    • Justifique o motivo da escolha desse programa, descrevendo-o brevemente


  2. Preencha três células da planilha: Preencha células em branco da planilha colocando os resultados da execução dos programas Coloque as informações de desempenho na mesma página descrita no item 1. A célula referente ao computador da sala 302 está reservada para quem definiu o programa.
    • Se for necessário, inclua novos computadores na planilha.
    • Se você incluir um computador pessoal, você deve dar instruções explícitas aos demais alunos sobre os momentos onde ele estará disponível (traga para a sala de aula, por exemplo, e deixe seus colegas utilizarem). Medidas de apenas 1 aluno num computador valerão menos nota.

Com base nos resultados disponíveis na planilha, faça seu relatório comparando o desempenho de todos os computadores. Utilize todos os pontos fornecidos (Você pode questionar a qualidade de certas medidas se achar necessário e excluí-las). Não se esqueça de informar, para cada medida, as configurações do computador que foi utilizado. Classifique os computadores em ordem de desempenho.

Entrega

Enviar um relatório de apenas 1 página descrevendo a atividade realizada. Utilize uma seção/subseção apenas para descrever sua atividade individual. Analisar e comentar o resultado.