|
|
Computational
Geometry Software on the World Wide Web
Web
page contributed by Pedro Castro
Esta página tem o objetivo de fazer um levantamento das
ferramentas existentes na Web.
Tópicos incluídos:
Cascos
Convexos
-
VoroGlide, interactive Voronoi diagrams -
Applet que calcula o Diagrama de Voronoi, o Casco Convexo e
a Triangulação de Delaunay de um conjunto dado de pontos,
permite inserir, remover e mover pontos.
(A, V)
-
Convex Hull Algorithms -
Applet que calcula o Casco Convexo de um conjunto aleatório
de pontos em 2D e 3D usando algoritmo Incremental, Gift Wrap
(Jarvis' March), Divisão e Conquista ou Quick Hull.
(A,J)
-
Computational Geometry in C -- Code &
Errata - Joseph O'Rourke -
Código de todos algoritmos do Livro "Computational
Geometry in C" de Joseph
O'Rourke. Inclui Casco
Convexo(2D), Casco Convexo(3D). (C,J)
-
Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de
Joseph O'Rourke. (A)
-
Final Project - Animação com o Graham Scan para um
conjunto de pontos, inclui a fonte. (A,J)
-
Qhull - Programa que calcula a
Triangulação de Delaunay, o Diagrama de Voronoi e o Casco
Convexo. Também calcula o volume, a área de superfície e
aproximações para o casco convexo. (C)
Diagramas
de Voronoi
-
http://www2s.biglobe.ne.jp/~kaz_h/Tech/voronoi/voronoi.html -
Página que calcula o Diagrama de Voronoi, a AGME e o grafo
de vizinho mais próximo para um conjunto dado de pontos. (A)
"Tradução" do Google.
-
Trabalho Final de Algoritmos Geométricos - Exemplo de
uma aplicação de Diagramas de Voronoi.
(V)
-
VoroGlide, interactive Voronoi diagrams -
Applet que calcula o Diagrama de Voronoi, o Casco Convexo e
a Triangulação de Delaunay de um conjunto de pontos dado,
permite inserir, remover e mover pontos dinâmicamente.
(A, V)
-
Higher Order Voronoi Diagrams (Java Applet) - Applet
que calcula o Diagrama de Voronoi de qualquer ordem para um
conjunto de pontos dado. (A)
-
Higher Order Voronoi Diagrams - Programa para
calcular os Diagramas de Voronoi de qualquer ordem. (C)
-
Voronoi/Delaunay - Calcula o Diagrama de
Voronoi e a Triangulação de Delaunay para um conjunto de
pontos. (A, J)
-
The Voronoi Game - Modelo geométrico para o
problema de Localização de Facilidades Competidoras. O
vencedor é aquele que conseguir a maior área somando as
regiões de seus pontos. (A, J)
-
Another Voronoi Game - Permite até oito jogadores
(Humanos ou computador) e a definição do número de turnos. (A)
-
Qhull -
Programa que calcula a Triangulação de Delaunay, o Diagrama
de Voronoi e o Casco Convexo. Também calcula o volume, a
área de superfície e aproximações para o casco convexo. (C)
-
Voronoi Diagrams - Descrição do problema
e links para implementações e problemas relacionados.
(C)
-
Geolab - Computational Geometry System - Uma
biblioteca de algoritmos 2D e estruturas de dados, com
ambiente de visualização. Contém 40 algoritmos, incluindo
todos clássicos da geometria computacional mais
alguns interessantes como vizinhos mais próximos e diagrama
de voronoi de vizinho mais distante. (C)
Triangulação
de Delaunay
-
VoroGlide, interactive Voronoi diagrams -
Applet que calcula o Diagrama de Voronoi, o Casco Convexo e
a Triangulação de Delaunay de um conjunto de pontos, permite
inserir, remover e mover pontos. Tem a opção de mostrar
a triangulação passo a passo. (A,
V)
-
Free ("livre" and "grátis") C code by
Jorge Stolfi - Algumas
bibliotecas e pequenos programas em C. Incluindo
Quad-edge, Triangulação de Delaunay e Aritmética Afim. (C)
-
Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph
O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro
"Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke.
Inclui Triangulação de Delaunay. (C,J)
-
Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de
Joseph O'Rourke. (A)
-
Realizing a Delaunay triangulation - Dada uma
Triangulação de Delaunay calcula os pontos que são seus
vértices. (A)
-
Qhull - Programa que calcula a
Triangulação de Delaunay, o Diagrama de Voronoi e o Casco
Convexo. Também calcula o volume, a área de superfície e
aproximações para o casco convexo. (C)
-
The GTS Library - GNU Triangulated
Surface Library com diversas operações como Delaunay, área,
K d-trees para a localização de pontos e operações em
superfícies (união, interseção e diferença). (C)
Triangulação
-
Computational Geometry in C -- Code &
Errata - Joseph O'Rourke -
Código de todos algoritmos do Livro "Computational
Geometry in C" de Joseph
O'Rourke. Inclui
Triangulação. (C,J)
-
Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de
Joseph O'Rourke.(A)
-
Triangulation - Descrição do problema e
links para implementações e problemas relacionados.
(C)
-
Triangulation - Programas de
triangulação. (C)
-
Fast Polygon Triangulation based on Seidel's Algorithm -
Descrição do algoritmo e o código.
(C)
Área/Centroide
-
Graphics Gems, by Book
- Códigos da série de livros Graphics Gems (da
Academic Press). Esta série focaliza em pedaços de
código de tamanho pequeno a médio que
executam uma variedade larga de tarefas relacionadas a
computação gráfica. (C)
-
Computational Geometry - Applet dos códigos de Joseph
O'Rourke, inclui cálculo da área e centróide
de polígonos. (A)
-
Qhull -
Programa que calcula a Triangulação de Delaunay, o Diagrama
de Voronoi e o Casco Convexo. Também calcula o volume, a
área de superfície e aproximações para o casco convexo. (C)
-
The GTS Library - GNU Triangulated
Surface Library com diversas operações como Delaunay, área,
K d-trees para a localização de pontos e operações em
superfícies (união, interseção e diferença). (C)
Intersecção de dois segmentos
-
Computational Geometry in C - Code & Errata - Joseph
O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro
"Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke.
Inclui Interseção de dois segmentos. (C,J)
-
Computational Geometry Applet
- Applet dos códigos de Joseph
O'Rourke.
(A)
Localização
de Pontos
-
Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph
O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro
"Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke.
Inclui Ponto dentro de um Polígono? e Ponto dentro de um
Poliedro? (C,J)
-
Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de
Joseph O'Rourke. (A)
-
The GTS Library - GNU Triangulated
Surface Library com diversas operações como Delaunay, área,
K d-trees para a localização de pontos e operações em
superfícies (união, interseção e diferença). (C)
-
Point Location -
Descrição do problema e links para implementações e
problemas relacionados. (C)
-
Graphics Gems, by Book - Códigos da série de
livros Graphics Gems (da
Academic Press). Esta série focaliza em pedaços de
código de tamanho pequeno a médio que
executam uma variedade larga de tarefas relacionadas a
Computação Gráfica. Inclui dois algoritmos de
verificação de ponto dentro de um polígono. (C)
Intersecção de dois Polígonos Convexos
-
Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph
O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro
"Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke.
Inclui Interseção de dois Polígonos Convexos.(C,J)
-
Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de
Joseph O'Rourke. (A)
-
The GTS Library - GNU Triangulated
Surface Library com diversas operações como Delaunay, área,
K d-trees para a localização de pontos e operações em
superfícies (união, interseção e diferença). (C)
Bibliotecas
-
Free ("livre" and "grátis") C code by Jorge Stolfi
- Algumas bibliotecas e pequenos programas em C. Incluindo
Quad-edge, Triangulação de Delaunay e Aritmética Afim. (C)
-
Numerical and algebraic computation -
Ferramentas para computação numérica com precisão. (C)
-
Fast Robust Predicates for Computational Geometry -
Predicados de orientação e teste de inclusão num círculo. (C)
-
Computational
Geometry in C -- Code & Errata - Joseph O'Rourke -
Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry
in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Triangulação,
Casco Convexo(2D), Casco Convexo(3D), Triangulação
de Delaunay, Interseção de dois segmentos, Ponto
dentro de um Polígono?, Ponto dentro de um Poliedro?,
Interseção de dois Polígonos Convexos e Convolução de
Polígonos (Minkowski Sum). (C,J)
-
Graphics Gems, by Book - Códigos da série de
livros Graphics Gems (da
Academic Press). Esta série focaliza em pedaços de
código de tamanho pequeno a médio que
executam uma variedade larga de tarefas relacionadas a
computação gráfica. (C)
-
Algorithmic Solutions - Empresa que
distribui a LEDA - library of efficient data types
and algorithms. (C)
-
Algorithms and Data Structures Implementations -
Códigos de diversos algoritmos em várias linguagens.
(C, J, O)
-
The GTS Library - GNU Triangulated
Surface Library com diversas operações como Delaunay, área,
K d-trees para a localização de pontos e operações em
superfícies (união, interseção e diferença). (C)
-
CGAL - Computational Geometry Algorithms
Library - Muito completa, apresenta várias primitivas e as
estruturas de dados mais usadas em algoritmos geométricos
(Casco convexo, delaunay, mapa planar, poliedro e outros). (C)
-
T2Viewer - Extensão do CGAL
para T2 (Plano projetivo orientado) e a implementação
de um sistema de visualização dinâmico T2Viewer. (C,V)
-
GeoPro - Ambiente de visualização de
dados geométricos pela internet, em fase de finalização.
-
Boost Graph Library - Biblioteca de
operações em grafos, e C++ e Python. (C, O)
-
Geomview - Um programa de visualização
3D interativa. Permite rotação, translação, zoom etc. Muito
usado como visualizador de dados de outro programa como
Mathematica, CGAL ou Qhull. (C)
-
The
Stony Brook Algorithm Repository - Uma coleção de
implementações para setenta dos mais
fundamentais problemas combinatórios. (C,
J, O)
-
Geolab - Computational Geometry System - Uma
biblioteca de algoritmos 2D e estruturas de dados, com
ambiente de visualização. Contém 40 algoritmos, incluindo
todos clássicos da geometria computacional mais
alguns interessantes como vizinhos mais próximos e diagrama
de voronoi de vizinho mais distante. (C)
-
GrAL - Grid Algorithms
Library -
Biblioteca genérica de estruturas de dados e algoritmos para
grades (grids) e malhas (meshs). (C)
Teoria
-
Computação Gráfica 3D - conceitos,
fundamentos geométricos e algoritmos
- Curso de Computação Gráfica 3D Online.
-
CMSC 754 - Comp Geom - Site do curso de Geometria
Computacional de David Mount da Universidade de Maryland.
-
754lects.pdf (application/pdf Object) - Notas de aula do
curso de Geometria Computacional de David Mount da
Universidade de Maryland.
-
geometria.pdf (application/pdf Object) - Algoritmos
Geométricos em SIG (Sistemas de Informação Geográfica).
-
Dictionary of Algorithms and Data Structures -
Definições de diversos problemas, algoritmos e estruturas de
dados.
-
Mathworld.wolfram.com - Diversas definições de
problemas matemáticos e algoritmos, incluindo os de
geometria projetiva e de geometria computacional. Inclui
vários applets
3D e
gifs animados. Também
indica outras referências.
Outros
Problemas
-
GeoLab -- Computational Geometry System -
Uma biblioteca de algoritmos 2D e estruturas de dados, com
ambiente de visualização. Contém 40 algoritmos, incluindo
todos clássicos da geometria computacional mais
alguns interessantes como vizinhos mais próximos e diagrama
de voronoi de vizinho mais distante. (C)
-
http://www2s.biglobe.ne.jp/~kaz_h/Tech/voronoi/voronoi.html -
Página que calcula o Diagrama de Voronoi, a AGME e o grafo
de vizinho mais próximo para um conjunto dado de pontos.
Também calcula o Grafo de Gabriel e o grafo de
vizinhança relativa. (A)
Tradução do Google
-
Nearest Neighbor Search - Descrição do
problema do vizinho mais próximo e links para
implementações e problemas relacionados.
(C)
-
Ranger - Nearest Neighbor Search in Higher Dimensions -
Ferramenta para calcular e visualizar o vizinho mais próximo
em até 25D. (C)
-
Range Search - Descrição do problema do
Range Search e links para implementações e problemas
relacionados. (C)
-
Intersection Detection - Descrição do
problema do detecção da interseção de dois polígonos e
links para implementações e problemas relacionados. (C)
-
Minkowski Sum - Descrição do problema da
convolução dois polígonos e links para implementações e
problemas relacionados. (C)
-
VisPak - Documentação
e código de programas que calculam o grafo de visibilidade
de vértices de um polígono. (C)
-
Meshing Software Survey -
Vários programas de geração de grades (grids) e malhas
(meshs).
-
GrAL - Grid Algorithms
Library -
Biblioteca genérica de estruturas de dados e algoritmos para
grades (grids) e malhas (meshs). (C)
Outras
Páginas Interessantes
-
Geometry in Action - Diversas aplicações de problemas
geométricos.
-
Computational Geometry Pages
-
Computational Geometry Web Directories
-
The Geometry Junkyard
-
Directory of Computational Geometry Software
Legenda: A = Applet, C =
Código C ou C++, J = Código Java, O = Código em outras
Linguagens, V = Vídeo
|