Todas as Defesas

Defesa de Mestrado de George Corrêa de Araújo

Super-resolução de imagem única (SISR) é o processo de obter uma versão de alta resolução de uma imagem de baixa resolução, aumentando-se o número de pixels por unidade de área. Este tópico tem recebido grande atenção da comunidade de pesquisa. A técnica de super-resolução pode ser empregada em uma ampla variedade de problemas no mundo real, de imagens de satélite e aéreas até o aprimoramento de imagens comprimidas e vídeos.

Defesa de Mestrado de Nathália Menini Cardoso dos Santos

É de fundamental importância detectar de forma precisa mudanças na superfície terrestre levando, por exemplo, a melhores tomadas de decisão. Em um contexto mais específico, biomas de florestas naturais e modificadas podem ter suas características significativamente modificadas devido a impactos de mudanças ambientais, que são conhecidas por aumentarem o risco de eventos meteorológicos extremos como, por exemplo, secas, enchentes e tempestades.

Defesa de Mestrado de João Paulo da Silva

A segurança dos sistemas de chave pública é baseada na dificuldade de se resolver certos problemas matemáticos. Com o possível surgimento de computadores quânticos de propósito geral em larga escala vários desses problemas, como fatoração de números inteiros e a computação de logaritmos discretos, seriam eficientemente resolvidos. A pesquisa em criptografia de chave pública resistente à ataques quânticos, também chamada de criptografia pós-quântica (PQC), tem sido produtiva nos últimos anos.

Defesa de Mestrado de Otávio Oliveira Napoli

Ataques de canais laterais são um importante problema para os algoritmos criptográficos. Se o tempo de execução de uma implementação depende de uma informação secreta, um adversário pode recuperar a mesma através da medição de seu tempo. Diferentes abordagens surgiram recentemente para explorar o vazamento de informações em implementações criptográficas e para protegê-las contra esses ataques. Para tanto, a criptografia em tempo constante é uma pratica amplamente adotada visando descorrelacionar a dependencia entre um dado secreto e suas amostras de tempo.