Defesa de Doutorado de Elisa de Cássia Silva Rodrigues

Título do Trabalho
Mathematical and Computational Methods for Modeling and Editing Deformations
Candidato(a)
Elisa de Cássia Silva Rodrigues
Nível
Doutorado
Data
Add to Calender 2017-02-10 00:00:00 2017-02-10 00:00:00 Defesa de Doutorado de Elisa de Cássia Silva Rodrigues Mathematical and Computational Methods for Modeling and Editing Deformations Auditório do IC 2 - Sala 85 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
14:00
Local
Auditório do IC 2 - Sala 85
Orientador(a)
Jorge Stolfi
Banca Examinadora

Titulares:
Jorge Stolfi (IC/UNICAMP)
Helena Cristina da Gama Leitão (IC/UFF)
Rodrigo Minetto (DAINF/UTFPR)
Hélio Pedrini (IC/UNICAMP)
Wu Shin Ting (FEEC/UNICAMP)
Suplentes:
Carlile Campos Lavor (IMECC/UNICAMP)
Léo Pini Magalhães (FEEC/UNICAMP)
Danillo Roberto Pereira (FIPP/UNOESTE)

Resumo

Nesta tese, descrevemos primeiramente o algoritmo ECLES, um método geral para edição interativa de objetos definidos por parâmetros sujeitos a restrições lineares ou afins. Neste método, as restrições e as ações de edição do usuário são combinadas usando mínimos quadrados restritos, ao invés da abordagem mais comum de elementos finitos. Usamos aritmética exata para detectar e eliminar redundâncias no conjunto de restrições e evitar falhas devido a erros de arredondamento.

O algoritmo ECLES tem diversas aplicações. Entre elas, podemos citar a edição de deformações spline com continuidade C1. Nesta tese, descrevemos um método interativo de edição de deformações do plano, o algoritmo 2DSD. As deformações são definidas por splines de grau 5 sobre uma malha triangular arbitrária. Estas deformações são editadas alterando-se as posições dos pontos de controle da malha. O algoritmo ECLES é usado em cada ação de edição do usuário para detectar, de forma robusta e eficiente, o conjunto de restrições de continuidade C1 relevantes, garantindo que não existam redundâncias, e para calcular as novas posições dos pontos de controle respeitando tais restrições enquanto satisfaz as posições desejadas pelo usuário.

Afim de validar nosso método 2DSD, o utilizamos como parte de um editor interativo para deformações do espaço 2.5D, o editor PrisMystic. Este editor foi utilizado para, deformar modelos de organismos microscópicos não-rígidos de modo a coincidir com imagens reais de microscopia ótica.