Defesa de Doutorado de Jane Dirce Alves Sandim Eleutério

Jane Dirce Alves Sandim Eleutério
Doutorado
Add to Calender 2017-07-28 00:00:00 2017-07-28 00:00:00 Defesa de Doutorado de Jane Dirce Alves Sandim Eleutério Técnicas de Sistemas Autônomos e Autoadaptativos para Apoiar Linhas de Produtos de Software Dinâmicas. Auditório do IC 2 - Sala 85 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Auditório do IC 2 - Sala 85
Cecília Mary Fischer Rubira

Titulares:
Cecília Mary Fischer Rubira (IC/UNICAMP)
Eduardo Santana de Almeida (IM/UFBA)
Claudia Maria Lima Werner (COPPE/UFRJ)
Marco Paulo Amorim Vieira (DEI/Universidade de Coimbra)
Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Eliane Martins (IC/UNICAMP)
Breno Bernard Nicolau de França (IC/UNICAMP)
Renata Pontin de Mattos Fortes (ICMC/USP)

Cada vez mais, os sistemas modernos necessitam ter a capacidade de se autoadaptar às mudanças que ocorrem tanto no seu contexto de execução, quanto nas necessidades dos usuários. Pode-se citar como exemplos de sistemas que exigem tal capacidade as aplicações para dispositivos móveis, que precisam lidar com mudanças no ambiente, e os sistemas orientados a serviços, que precisam substituir serviços não confiáveis rapidamente interferindo minimamente na sua execução. Neste contexto, Linha de Produtos de Software Dinâmica é uma abordagem de engenharia de software para desenvolver sistemas autoadaptáveis baseados em comunalidades e variabilidades para família de sistemas similares. Entretanto, pesquisas recentes relataram que muitas soluções para linhas de produtos dinâmicas não conseguem cumprir todos os requisitos de adaptabilidade do sistema, e em muitos casos, elas são individualmente desenvolvidas e sem padronização.

A solução proposta nesta tese aborda o estudo de técnicas de desenvolvimento de sistemas autônomos e autoadaptativos e sua aplicação na melhoria das capacidades dinâmicas de linhas de produtos. Assim, este trabalho envolve: (i) a definição de uma taxonomia em duas dimensões, autoadaptação e variabilidade, para abordar questões técnicas básicas do projeto e desenvolvimento de linhas de produtos dinâmicas; (ii) um modelo de referência que define diretrizes e processos de desenvolvimento para linhas de produtos de software dinâmicas com suporte a um mecanismo de variabilidade dinâmica eficaz; e (iii) uma infraestrutura de implantação autoadaptativa estendida para atender ao modelo de referência, acompanhada de uma ferramenta de apoio. Foi conduzido um estudo de caso para avaliar a aplicação do modelo de referência apoiado por ferramental na construção de uma linha de produto para a plataforma Android e para JavaFX, e para avaliar a viabilidade da solução através da medição da sobrecarga de processamento imposta pelo processo de adaptação. O estudo apresentou resultados promissores indicando que a solução é eficiente para apoiar a construção de linhas de produto de software dinâmica.