Defesa de Mestrado de Anderson Rossanez

Anderson Rossanez
Add to Calender 2017-07-27 00:00:00 2017-07-27 00:00:00 Defesa de Mestrado de Anderson Rossanez Semi-Automatic Checklist-Based Quality Assessment of Natural Language Requirements. Auditório do IC INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Auditório do IC
Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho

Titulares:
Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho (IC/UNICAMP)
Nuno Manuel dos Santos Antunes (DEI/Universidade de Coimbra)
Leonardo Montecchi (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Eliane Martins (IC/UNICAMP)
Ana Estela Antunes da Silva (FT/UNICAMP)

Problemas com a especificação de requisitos são uma causa comum de defeitos de software. Em domínios como o das aplicações espaciais, tais defeitos acarretam um custo muito alto, especialmente quando detectados em campo. É imperativo garantir que os requisitos de software estejam bem escritos, de modo a evitar a introdução desses defeitos no final. A qualidade de documentos de requisitos de software é comumente verificada em revisões baseadas em checklists, gerados a partir de padrões e em problemas encontrados em projetos anteriores. Dada a importância dessa verificação, e do fato de que ela é normalmente efetuada manualmente, nós propusemos um framework para auxiliar nesse processo, utilizando técnicas de processamento de língua natural. Uma ferramenta foi implementada de acordo com esse framework , visando diminuir o esforço dos revisores e reduzir a quantidade de erros não encontrados durante o processo de revisão.