Defesa de Mestrado de Francisco José Nardi Filho

André Santanché

Titulares:
André Santanché (IC/UNICAMP)
Marco Antonio de Carvalho Filho (FCM/UNICAMP)
Julio Cesar dos Reis (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Marcelo Schweller (FCM/UNICAMP)
Claudia Maria Bauzer Medeiros (IC/UNICAMP)

Software para treinamento médico normalmente segue duas abordagens principais para a representação de seus dados. Software de treinamento baseado em simulação - por exemplo, para controlar manequins de simulação - os quais possuem representações altamente estruturadas dos dados clínicos e de seus planos de simulação. Além deste tipo, alguns sistemas se concentram na narrativa de um caso clínico em formato de texto livre - por exemplo, alguns aplicativos móveis como Prognosis e o ambiente de aprendizado de medicina de emergência Jacinto. Neste caso, os dados clínicos se misturam com a narrativa em formato não estruturado. Assim, propomos um modelo que combina ambas abordagens em uma base de conhecimento narrativa e clínica híbrida para treinamento em medicina de emergência. A hipótese é que ao relacionar as narrativas com informações clínicas estruturadas, podemos tirar proveito dos pontos fortes de cada abordagem. Por um lado, os dados clínicos estruturados oferecem flexibilidade para a produção de variações de casos e planos alternativos, dando mais autonomia à máquina para avaliar o desempenho do usuário. Por outro lado, as narrativas de texto livre permitem a introdução de aspectos e contexto relevantes para o cenário real, além dos dados clínicos. Neste trabalho, apresentamos uma experiência prática envolvendo a base de dados do ambiente de aprendizagem de medicina de emergência Jacinto.