Defesa de Mestrado de Giovani Frondana

Jacques Wainer

Titulares:
Jacques Wainer (IC/UNICAMP)
Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista (ICMC/USP)
Gerberth Adín Ramírez Rivera (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Ricardo da Silva Torres (IC/UNICAMP)
Eduardo Alves do Valle Junior (FEEC/UNICAMP)

Foram testados 16 algoritmos de regressão (random forest, support vector machine - linear, polinomial e radial -, 1-hidden-layer neural network, gradient boosting machine, k-nearest neighbor, generalized linear model com regularização lasso ou elasticnet, multivariate adaptive regression splines, cubist, relevance vector machine, partial least squares, principal component regression, extreme learning machine, RBF network e gaussian process) em 59 datasets reais, com as métricas MAE e MSE. Os algoritmos foram comparados segundo os testes de Friedman com post-hoc Nemenyi e Wilcoxon corrigido por Hommel e por meio de análise bayesiana. Os resultados sugerem que o melhor algoritmo de regressão é o cubist, ainda que para fins práticos, em datasets muito grandes, a melhor opção seja o gradient boosting machine.