Defesa de Mestrado de Luís Guilherme Cordiolli Russi

Luís Guilherme Cordiolli Russi
Add to Calender 2017-07-14 00:00:00 2017-07-14 00:00:00 Defesa de Mestrado de Luís Guilherme Cordiolli Russi Um Modelo de Gerenciador de Redes Virtuais para Arcabouços de Processamento de Big Data em Nuvens Privadas e Híbridas. Auditório do IC 2 - Sala 85 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Auditório do IC 2 - Sala 85
Edmundo Roberto Mauro Madeira

Titulares:
Edmundo Roberto Mauro Madeira (IC/UNICAMP)
Bruno Richard Schulze (CCC/LNCC)
Luiz Fernando Bittencourt (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Islene Calciolari Garcia (IC/UNICAMP)
Fabio Luciano Verdi (DComp/UFSCar - Campus Sorocaba)

Os arcabouços de processamento de big data proveem análise e tratamento de arquivos de maneira mais rápida e eficiente, enquanto as plataformas de nuvens possibilitam a alocação de recursos virtuais para que os usuários possam utilizá-los. Combinar recursos de nuvens para realizar execuções de aplicações dos arcabouços de processamento de big data demanda a realização de tarefas com um certo grau de complexidade, como a criação e a definição das redes virtuais responsáveis pela comunicação das máquinas virtuais da nuvem que irão permitir que as aplicações executem seus processamentos. Além de facilitar o processo de criação, o modelo proposto por nós nesta dissertação permite alocar larguras de banda mínima, modificar e remover redes virtuais, enquanto analisa o consumo dos recursos para criação, modificação e definição de largura de banda das redes virtuais da plataforma de nuvem, visando a melhor utilização dos recursos de redes virtuais.