Defesa de Mestrado de Pedro Paulo Libório Lima do Nascimento

Título do Trabalho
Desenvolvimento e Avaliação de Técnicas de Localização para Redes Veiculares e Sistemas de Transportes Inteligentes
Candidato(a)
Pedro Paulo Libório Lima do Nascimento
Nível
Mestrado
Data
26/05/20172017-05-25 21:00:00 2017-05-25 21:00:00 Defesa de Mestrado de Pedro Paulo Libório Lima do Nascimento Desenvolvimento e Avaliação de Técnicas de Localização para Redes Veiculares e Sistemas de Transportes Inteligentes Auditório do IC INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
13:00
Local
Auditório do IC
Orientador(a)
Leandro Aparecido Villas
Banca Examinadora

Titulares:
Leandro Aparecido Villas (IC/UNICAMP)
Bruno Yuji Lino Kimura (ICT/UNIFESP)
Luiz Fernando Bittencourt (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Edmundo Roberto Mauro Madeira (IC/UNICAMP)
Jó Ueyama (ICMC/USP)

Resumo

Devido aos diversos problemas nos sistemas de tráfego ocasionados pela evolução dos grandes centros urbanos, existe o campo de estudo dos Sistemas de Transportes Inteligentes, que visa prover metodologias de comunicação, processamento e armazenamento de dados voltados para o segmento de transportes, e comutação de pessoas nas cidades. Neste contexto, o advento das tecnologias de comunicação sem fio, sobretudo das tecnologias de comunicação sem fio dedicadas e de curto alcance, culminaram no surgimento do padrão de comunicação sem fio IEEE 802.11p para as redes veiculares. Nos últimos anos uma miríade de protocolos, aplicações e serviços vêm sendo desenvolvidos com os mais diversos objetivos, variando desde conforto a segurança. Muitos destes serviços confiam em algum sistema de localização, e necessitam de diferentes graus de acurácia para para seu pleno funcionamento. A solução imediata, e mais utilizada em redes veiculares são os Sistemas de Posicionamento Global via Satélite (do inglês, Global Positioning Satelite System, GNSS). No entanto, os sistemas GNSS sofrem problemas de inacurácia e indisponibilidade em zonas densas urbanas, rodovias multinível e túneis, o que representa um desafio para os protocolos, aplicações e serviços que confiam em localização. Com esta motivação, primeiramente foi realizada uma caracterização dos problemas de inacurácia e indisponibilidade dos sistemas GNSS a partir de datasets reais. Uma vez que os nós da rede veicular são dotados de capacidade de comunicação sem-fio, processamento e armazenamento. Foram desenvolvidas e avaliadas as técnicas de localização Geodesic Dead Reckoning e uma abordagem Cooperative Positioning onde veículos compartilham suas estimativas de localização utilizando a rede veicular com o objetivo de melhorar suas respectivas localizações.