Solicitação de Auxílio para Participação em Evento Científico

Apoio Financeiro - Alunos em Eventos (PROEX)

A CPG pode fornecer auxílio para apresentação de artigo em eventos científicos no Brasil ou no exterior. Recomendamos que os pedidos sejam encaminhados o mais cedo possível, pois existem prazos burocráticos a serem cumpridos em cada uma das fases.

O auxílio fornecido tem caráter complementar. Espera-se que o interessado busque recursos em outras fontes de fomento. O Programa não financiará participação de evento apenas com pôsteres ou resumos.

A CPG tem procurado fornecer auxílio para todas as participações em eventos qualificados (com Qualis). Cabe ao aluno e orientador, em caso de evento não qualificado no passado, levantar e descrever as características que levariam o evento a ser classificado no Qualis.

Trabalhos publicados e sua divulgação, sob qualquer forma de comunicação ou por qualquer veículo e quando vinculados às atividades apoiadas pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, no idioma da divulgação, fazer menção expressa ao fato de o trabalho ter recebido apoio material e/ou financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - Brasil. 

O que pode ser pago/reembolsado?

 I - taxa de inscrição

 II - passagem aérea ou terrestre

III - reembolso de despesas com alimentação, hospedagem e locomoção no valor total máximo não superior ao equivalente do limite de diárias de nível superior fixados em legislação federal.

Como solicitar e quando?

De preferência até 7 dias após o aceite, sendo que, quanto mais perto da data do evento, menor é a chance de que o processo seja possível. Deve ser feito através do formulário:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAPYAJJgVZOtcNUilXcutLheKroUD…

- Se você solicitar passagem aérea,  indicar rota, dia e horário de ida e volta, e estimativa de preço sabendo que:

          - caso o pedido de auxílio seja aprovado, para a prestação de contas, deverá haver coerência entre as informações indicadas na solicitação à CPG, na cotação e compra, e nos comprovantes de embarque.

                - a compra deverá ser realizada pela Secretaria de Pós-Graduação. 

           - taxas e valores associados a alteração de voo correrão às custas do interessado e, em caso de cancelamento ou desistência, o valor integral da compra deverá ser devolvido à CPG.

Quando receber os valores aprovados?

 I - taxa de inscrição: Reembolso mediante apresentação de documento que comprove o pagamento da inscrição.

 II - passagem aérea ou terrestre:

                Aérea: A Secretaria de Pós-Graduação realizará a compra.

                Terrestre: Reembolso quando do retorno do evento mediante apresentação de comprovante (esta despesa refere-se ao transporte usado para ir até o local/cidade do evento e não para gastos com locomoção no local do evento, que estão incluídos no item III)

III - reembolso de despesas com alimentação, hospedagem e locomoção no valor total máximo não superior ao equivalente do limite de diárias de nível superior fixados em legislação federal: Reembolso quando do retorno do evento mediante apresentação de comprovantes.

Quando prestar contas?

Para todos os auxílios aprovados: em até 10 dias após o retorno mediante apresentação de todos os comprovantes.

Como prestar contas:

I - Taxa de inscrição:

- Comprovante do pagamento da inscrição; O aluno deverá solicitar um recibo referente ao pagamento da inscrição no nome de: 

    Guilherme Pimentel Telles - CAPES/PROEX - 1649/2017 

     Não apresentar este comprovante implicará a devolução do valor integral à CPG.

- Certificado de participação no evento.

II - Passagem aérea ou terrestre

- Pesquisa de preço para passagem aérea (3 cotações no mínimo) – Será realizada pela Secretaria de Pós-Graduação

- Passagem (documento da compra) - Será realizada pela Secretaria de Pós-Graduação.

- Cartão de embarque/canhotos da viagem

 - Certificado de Participação

 Alterações realizadas pela companhia aérea ou pelo passageiro devem ser esclarecidas na apresentação dos comprovantes.

-III - Ajuda de Custo (reembolso de despesas)- alimentação, hospedagem e locomoção urbana:

- Hospedagem: Nota fiscal ou recibo do hotel contendo período da estadia em nome de Guilherme Pimentel Telles - CAPES/PROEX - 1649/2017 indicando o nome do hóspede.

- Locomoção urbana: Nota fiscal ou recibo das despesas com transporte local no evento.

- Alimentação: notas fiscais, recibos.

- Certificado de Participação

Importante: Não apresentar os comprovantes da forma e no tempo requeridos podem implicar o não pagamento do que foi aprovado ou a devolução do gasto já executado (valor já pago ao aluno).


Observações importantes que devem ser consideradas:

- Em hipótese alguma serão aceitos comprovantes em nomes de terceiros.

- Orientador e aluno são corresponsáveis pela comprovação das despesas para as quais foi aprovado o reembolso.

- Nos comprovantes associados à alimentação não serão aceitos aqueles que contiverem bebidas alcoólicas.

- A despesas (em especial passagem aérea) não podem ser adquiridas de forma parcelada.

- Não são aceitos como comprovantes os canhotos gerados pelo uso de cartões de débito e crédito.

- A precisão das informações é de responsabilidade do solicitante.

- Para viagens internacionais, a Unicamp determina que todos os alunos devem estar cobertos por seguro viagem que pode ser realizado pela própria Unicamp. 

Seguro Viagem

 Orientações:

Para solicitar o seguro Unicamp você precisa preencher o formulário no link abaixo.

 http://www.dga.unicamp.br/Html/Servicos/Formularios/seguros/formViagemInter/seginter_aluno_pesquisador.php

Use os dados abaixo para preencher as informações solicitadas.

- Unidade/Órgão: Instituto de Computação
- Telefone: 19 3521-5842
- Email do Responsável pela contratação: sec-pos@ic.unicamp.br
- Recurso: Orçamentário
- Identificação: CO 034

  • Após preencher e gerar o PDF, por gentileza, assine e entregue na Secretaria de Pós-Graduação.
  • O seguro Unicamp cobre os dias do evento e um ou dois dias antes e um ou dois dias depois dependendo da data de embarque, não ultrapassando 90 dias.
  • Caso você deseje passar mais tempo que isto, deverá ter um seguro particular para os dias que o seguro Unicamp não cobrir.


Segue abaixo uma opção de cotação:
Assist Card
(11) 3146-8700 Ramal: 55193
Falar com Thayná
e-mail thayna.medeiros@assist-card.com

* Para maiores informações poderá ser consultado o link http://www.dga.unicamp.br/dga/servicos/seguro-acidentes-pessoais-viagens-internacionais (acesse as abas "Orientações" e "Legislações").