Aproveitamento de Estudos

É o aproveitamento de atividades obtidas em cursos de Pós-Graduação, nas quais o aluno já tenha sido aprovado.

O Aproveitamento de Estudos pode ser concedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do curso, mediante solicitação do aluno, com aprovação do orientador.

(https://www.dac.unicamp.br/portal/vida-academica/pos-graduacao/avaliacao-e-frequencia/proficiencia-e-aproveitamento-de-estudos)

Conforme determinado no Regimento Geral de Pós-Graduação da Unicamp, o aproveitamento de estudos deve ser solicitado até o final do segundo período letivo de ingresso:

Artigo 44 - Até o final do segundo período letivo de ingresso, os alunos que tenham sido aprovados em atividades de Pós-Graduação anteriores ao presente ingresso, poderão solicitar o aproveitamento das mesmas, que, após análise circunstanciada, caso a caso, pela Comissão de Pós-Graduação – CPG da Unidade, será enviado à Diretoria Acadêmica para providências.

A Secretaria de Pós-Graduação do IC determinará um período no semestre (consulte o calendário do IC) para receber esses pedidos.

Podemos dividir as solicitações de aproveitamento de estudos em dois casos:

1) Disciplinas cursadas no Instituto de Computação (MO---) como aluno especial ou no mestrado (até o limite de 12 créditos): Preencher o formulário do site http://www.dac.unicamp.br/sistemas/formularios/aproveitamento_estudos_po..., assinar, coletar assinatura do orientador e deixar na Secretaria de Pós-Graduação do IC juntamente com cópia do histórico escolar.

Na grande maioria dos casos os pedidos são aprovados.

2)Disciplinas cursadas em outra Instituição Ensino Superior (IES), ou em outra Faculdade ou Instituto da Unicamp (que não seja MO---): O aluno deve enviar um e-mail para secretaria com o assunto [Convalidação de Disciplina] com cópia para seu orientador solicitando a convalidação da disciplina de origem com uma disciplina MO---, anexando no e-mail o histórico escolar, a ementa da disciplina de origem e no caso de outra IES anexar também o atestado de reconhecimento do curso e o currículo lattes(link) do professor que ministrou a disciplina.

(*) Os documentos (Histórico Escolar e Ementas)  deverão conter carimbo e assinaturas da instituição. 

O atestado de reconhecimento do curso pode ser obtido em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf

Essa solicitação será avaliada pela CPG e será informado ao aluno como proceder no caso do pedido ser deferido.

*Importante:

1- Disciplinas cursadas em outros institutos e faculdades da Unicamp ou outras IES devem ser preferencialmente aproveitadas em disciplinas de tópicos e não específicas de áreas. Em especial não serão convalidas/aproveitadas disciplinas MO que dispensem EQG no doutorado. 

2- O IC não possui disciplina MO de 3 créditos e portanto aproveitamentos de disciplinas de 3 créditos de outro instituto ou faculdade só poderão ser realizados com disciplinas de 02 créditos.

3- Para disciplinas de outras IES um fato importante que será levado em conta é a avaliação do curso de origem pela CAPES. Preferencialmente, poderão  ser aproveitadas disciplinas de cursos com nota 5 ou superior. No caso de instituições estrangeiras será considerado a posição do curso em rankings internacionais.

4- Para o doutorado é possível aproveitar até 12 créditos em disciplinas cursadas como aluno regular do mestrado dentro dos 24 créditos obrigatórios.

5- Disciplinas MO-- Estarão aprovados automaticamente os pedidos de aproveitamento das disciplinas com aprovação A ou B, cursadas no PPG do IC, nos cinco anos anteriores à data da solicitação feita pelo aluno. Disciplinas com prazo superior somente serão aproveitadas mediante parecer favorável da CPG.