Procedimentos para a Realização do Exame de Qualificação de Mestrado

Todos os alunos de mestrado devem realizar o EQM aproximadamente 6 meses após o ingresso. É requisito do Mestrado que o aluno realize o EQM e seja aprovado no início do seu segundo semestre no curso. Os períodos são definidos no calendário de pós-graduação do IC. Entre a solicitação no SIGA e a realização do Exame deve haver um intervalo mínimo de 21 dias.

  • 1 - Prencher os formuláros:
    •   -  Sistema SIGA - Siga - Sistema de Gestão Acadêmica >  Identificação do Usuário > Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses 
    •      (Em caso de dúvidas, consultar Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses)
    •      OBS - Preencher o Tipo de Exame como Área de Concentração.
    •   -  Preencher o Formulário de EQM  aqui
  • 2 - Enviar arquivo PDF do texto do EQM por email para os membros da banca.
    • OBS - Caso você tenha anexado o texto do EQM corretamente no SIGA o próprio sistema encaminhará o texto aos membros da banca. Caso não tenha feito, é responsabilidade do aluno encaminhar os arquivos à banca.

Composição da Banca

A banca do EQM é composta pelo orientador e 2 membros internos ao IC. Um suplente também interno ao IC deve ser indicado para substituir um dos demais membros caso ocorra alguma eventualidade. A responsabilidade pela indicação dos membros da banca é do orientador.

A CPG não custeará a vinda de nenhum membro externo para participação do EQM.

Formato do Texto e Sugestões para Apresentação

Sugerimos um máximo de 20 páginas.

Todas as defesas são públicas (qualquer pessoa pode comparecer) e devem durar, no máximo, 1 hora. Esta 1 hora é dividida em três partes de 20 minutos: apresentação do aluno; arguição da banca sobre o tema e reunião fechada da banca para definição do resultado. Os resultados possíveis são: aprovado e reprovado.