Procedimentos e Formulários para Defesa de Mestrado e Doutorado

O processo de defesa de Mestrado e de Doutorado é o ápice da trajetória do aluno no curso.
Todos os documentos e dados fornecidos devem ser conferidos cuidadosamente pelo aluno e orientador.
Os prazos devem ser cumpridos para que tudo ocorra normalmente e que eventuais imprevistos possam ser sanados até a realização da defesa e sua posterior homologação.

Leia atentamente o roteiro abaixo. A maioria dos procedimentos iniciais dependem dos alunos e dos orientadores. Seguir as orientações permitirá que todo processo transcorra com maior eficiência.

Antes de solicitar a defesa:

  • O aluno dever ter cumprido todos os requisitos do Programa de Pós-Graduação;
  • As eventuais coorientações existentes devem estar devidamente registradas no sistema SIGA - alguns pedidos de coorientação dependem de análise e aprovação da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do IC e de trâmites administrativos que demandam tempo, tornando inviável o registro da coorientação se não for solicitada com antecedência.
  • O aluno deve solicitar a verificação completa de sua situação acadêmica: enviar e-mail para sec-pos (@) ic.unicamp.br informando o seu nome completo (sem abreviações), RA, e o curso, solicitando a verificação de sua situação acadêmica para checagem dos requisitos obrigatórios, de acordo com o regulamento da Pós-Graduação;
  • Alunos de Doutorado devem preencher o Formulário de Publicação, imprimir e entregar na Secretaria de Pós-Graduação devidamente assinado (pelo aluno e pelo orientador). Juntamente com a entrega do formulário o aluno deverá enviar os PDFs dos artigos citados por e-mail à secretaria.

Ao solicitar a defesa tenha em mente:

  • Prazos de solicitação de defesa:
  Prazo mínimo de solicitação Deve solicitar religamento?
Mestrado Aluno ativo 45 dias Não
Aluno desligado 55 dias  Sim - procedimento
Doutorado Aluno ativo 55 dias Não
Aluno desligado6 65 dias  Sim - procedimento

* Não considerar o período de recesso de final de ano para a contagem do prazo de entrega de documentos na secretaria de Pós.

* A planilha disponível neste link pode ajudá-lo a estimar a data mínima para agendamento da defesa.

  • Composição da Banca:

Banca de Mestrado

 

Orientador(a) ou Coorientador(a) - Presidente;

1 membro titular interno à Unidade;

1 membro titular externo ao Programa e à Unidade;

1 membro suplente interno à Unidade e;

1 membro suplente externo ao Programa e à Unidade.

Banca de Doutorado

 

Orientador(a) ou Coorientador(a) - Presidente;

2 membros titulares internos à UNICAMP;

2 membros titulares externos ao Programa e à UNICAMP;

2 membros suplentes internos à UNICAMP e;

1 membro suplente externo ao Programa e à UNICAMP.

 - Pós-Doutorandos do IC e professores/pesquisadores/colaboradores credenciados no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Computação (IC) são considerados membros internos,
Se houver coorientador, ele só poderá participar da banca na ausência do orientador e a presidirá.
 - Para mais informações sobre a composição da banca, consultar o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação

  • Agendamento da data da defesa e aprovação da composição da banca

Conforme previsto no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação, a definição da composição da Comissão Examinadora da defesa de dissertação ou tese é de responsabilidade da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do IC. Portanto espera-se que o orientador realize um primeiro contato com os indicados para banca verificando a disponibilidade de participação no dia e hora combinado. Após aprovação pela CPG, eles receberão as cartas-convite e os membros externos serão consultados sobre os trâmites da vinda para Unicamp ou da participação na defesa por videoconferência.

  • Recursos para custeio da vinda de membro externos

Havendo disponibilidade de recursos financeiros o Programa de Pós-Graduação poderá custear a vinda de 01 membro externo para defesas de Mestrado e 02 membros externos para defesas de Doutorado. Destacamos que o IC também dispõe de infraestrutura para viabilizar a participação na defesa por videoconferência.
Importante: Não será pago nenhum tipo de auxílio financeiro para vinda de participantes que residam na Região Metropolitana de Campinas.

  • Utilização das salas para defesa

Recomendamos, em ordem de preferência, a utilização das salas 85 (Auditório do IC 2), 53 (Sala de reuniões do  IC 2), 351, 352 ou 353 (Salas de aula do IC 3,0) e Auditório do IC 3.
A reserva da sala pode ser realizada pelo orientador via sistema de reservas (reservas (@) ic.unicamp.br) ou o aluno pode solicitar à secretaria (sec-pos (@) ic.unicamp.br) através de e-mail.
 

Solicitação da Defesa

Preencher as informações da defesa em dois ambientes:

  • Formulário online que permitirá gerar os documentos associados à defesa:
  • Preencher Formulário eletrônico no SIGA - Siga - Sistema de Gestão Acadêmica >  Identificação do Usuário > Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses

Em caso de dúvidas, consultar Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses 
O aluno precisa Salvar e Validar para que o sistema prossiga com a defesa. 

O aluno poderá criar uma conta na ALUMNI (Comunidade para reunir os alunos, ex-alunos, professores e funcionários do Instituto de Computação da Unicamp), conforme link.: http://alumni.ic.unicamp.br/

Na véspera da defesa:

O aluno deverá procurar a secretaria para obter informações sobre o uso da sala onde ocorrerá a defesa e que providências deverá tomar. Dependendo da sala a ser utilizada pode haver restrições ou cuidados específicos a serem observados. 

Após a defesa:

Providenciar a Ficha catalográfica 

O aluno deverá solicitar a ficha catalográfica somente após a disponibilidade da ata da defesa no sistema SIGA. A solicitação deverá ser feita pela web no site do SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp), através do link: http://www.sbu.unicamp.br/ficha - Clicar em Ficha Catalográfica  (leia atentamente as instruções). A ficha catalográfica deverá ser inserida na versão final da dissertação/tese.
Para esta solicitação o aluno precisará da cópia digital da ata de sua defesa. Essa cópia (em PDF) poderá ser obtida pelo discente no sistema SIGA ou será enviada pela secretaria tão logo todas as assinaturas estejam colhidas.

Versão Final

O aluno deverá fazer o upload no SIGA, em até 60 dias, impreterivelmente, após a data da defesa da dissertação/tese.

Em até 50 dias o aluno deve:
Redigir o trabalho com a formatação de acordo com o padrão da Unicamp. Verificar se as páginas estão na ordem correta e se não há frases, figuras ou tabelas fora da margem. 
Assim que a versão final da Dissertação/Tese estiver pronta, deve enviar o arquivo PDF para sec-pos (@) ic.unicamp.br  para verificação da formatação.
Quando a Secretaria confirmar que está tudo correto, o aluno deve fazer o upload no SIGA até os 60 dias supracitados.

Depois que o aluno enviar o arquivo, a Secretaria valida, o orientador valida e finaliza-se o processo dentro do IC. 

Após haverá tramitação entre PRPG, DAC e Biblioteca.

OBS -  Dissertações/Teses impressas
Caso queira exemplares impressos, o aluno deverá calcular o valor conforme instruções no site da DGA (www.dga.unicamp.br/referencias/custos-impressao-teses-dissertacoes), e apresentar o original e uma cópia do comprovante de depósito na Secretaria de Pós-Graduação. O depósito deverá ser feito no Banco do Brasil - Agência 4203-X - Conta Corrente 44353-0, e não na conta indicada no site da DGA que está incorreta. Para facilitar o cálculo do custo, você pode baixar uma calculadora simples feita em excel clicando aqui.

Homologação e Diploma

Depois que a versão final é validada pelo orientador e disponibilizada à PRPG para homologação se houver necessidade de eventuais correções ela poderá retornar ao aluno e/ou secretaria. 

Quando a homologação for efetivada, gerará a deliberação com autenticação eletrônica, que ficará armazenada em Documentos (no SIGA) e será enviada para o e-mail do aluno e orientador.

A Biblioteca Central receberá a dissertação/tese homologada para ser disponibilizada no acervo digital.

Quando a DAC gerar o diploma o aluno receberá um e-mail. Caso queira uma versão impressa deverá solicitar pessoalmente no atendimento da DAC.