Informações para Matrícula em Estágio Supervisionado, Estudo Dirigido, Estágio de Iniciação Científica e Projeto Final de Graduação

SAveR – Sistema de Avaliações e Requerimentos:

Os alunos interessados em se matricular nas disciplinas abaixo listadas necessitam enviar um requerimento de matrícula através do SAveR – Sistema de Avaliações e Requerimentos, submetendo os documentos correspondentes. Todos os requerimentos devem ser aprovados pelo professor responsável (orientador) da disciplina antes da análise da Secretaria de Graduação. Após a aprovação da Secretaria de Graduação, o aluno deverá solicitar a matrícula no sistema da DAC, na turma atribuída pelo sistema.

O mesmo sistema deve ser usado no final do semestre letivo para submeter a documentação para avaliação da disciplina (relatório, certificado de conclusão de estágio, etc). Os professores devem atribuir a nota final usando o sistema. Esta nota será incluída no sistema da DAC pela Secretaria de Graduação, consultando o sistema.

Para maiores informações sobre o SAveR, favor consultar os guias de usuário abaixo:

Guia do Usuário para Alunos

Guia do Usuário para Professores

Guia do Usuário para Secretaria de Graduação

Disciplinas de Estágio Supervisionado:

Ementa: Trabalho prático que seja válido de acordo com normas internas definidas pelo Instituto de Computação.

MC019: Estágio Supervisionado em Ciência da Computação

MC020: Estágio Supervisionado em Ciência da Computação II

Obs: Para essas disciplinas, na parte do SAveR, na parte que é para indicar o docente, favor assinalar somente o Coordenador de Graduação do IC e nenhum outro docente.

Normas Internas para Realização das Disciplinas de Estágio

Modelo de Relatório de Estágio

Modelo de Declaração de Estágio

Importante:

1. A partir do Catálogo 2014 as disciplinas MC019 e MC020 passaram a ter 12 créditos.

2. Para as disciplinas de Estágio Supervisionado de 12 créditos são necessárias pelo menos 180 horas de estágio.

Disciplinas de Projeto Final de Graduação (PFG):

MC030: Projeto Final de Graduação

Ementa: Projeto teórico ou prático orientado por um ou mais docentes do Instituto de Computação, acompanhado por monografia redigida pelo aluno.

Mais Informações sobre o PFG

Disciplinas de Estudo Dirigido:

MC032 / MC033: Estudo Dirigido

Ementa: Projeto teórico ou prático orientados por um ou mais docentes do Instituto de Computação.

Normas Internas para Realização de Estudo Dirigido

Disciplinas de Estágio de Iniciação Científica:

MC040 / MC041: Estágio de Iniciação Científica

Ementa: Projeto de Iniciação Científica na área de Computação, supervisionado ou orientado por um docente do Instituto de Computação.

Normas Internas para Realização de Estágio de Iniciação Científica