Informações sobre os cursos

Especialização em Engenharia de Software

Especialização em Engenharia de Software

Especialização em Redes de Computadores

Especialização em Redes de Computadores

Aperfeiçoamento em Segurança em Redes de Computadores Modalidade Extensão Universitária 

Aperfeiçoamento em Nuvens e Virtualização de Redes de Computadores Modalidade Extensão Universitária

INSCRIÇÕES ABERTAS:

 

Curso de Aperfeiçoamento Modalidade Extensão Universitária em

Mineração para Dados Complexos

 

INFORMAÇÕES GERAIS

A demanda por profissionais na área de TecnoIogia da Informação cresce a taxas altas há vários anos, o que tem levado profissionais de outras áreas a ocuparem posições em TI sem um preparo adequado. Há mais de 10 anos, o Instituto de Computação (IC) da UNICAMP tem procurado suprir essa demanda por formação específica oferecendo cursos de extensão e, mais notadamente, de especialização (modalidade Extensão Universitária) em algumas subáreas de TI, como Engenharia de Software e Redes de Computadores.

 

O Instituto de Computação

O Instituto de Computação é responsável pelos cursos de Engenharia de Computação e Bacharelado em Ciência da Computação (primeiro no país) no nível de graduação, e pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência de Computação no nível de pós-graduação. O IC dispõe de salas de aulas com capacidade para 65 pessoas, recursos audiovisuais e laboratórios de informática à disposição dos alunos dos seus cursos de extensão. São dois os cursos de especialização que estão ativos neste momento: Engenharia de Software e Redes de Computadores.

 

Descrição

Os Cursos de Especialização em Engenharia de Software e em Redes de Computadores, ambos Modalidade Extensão Universitária (http://www.extecamp.unicamp.br/cursos.asp) têm duração de 11 meses, com aulas de janeiro ou fevereiro até dezembro de cada ano. As aulas são ministradas no Instituto de Computação da UNICAMP, campus no distrito de Barão Geraldo, na cidade de Campinas - SP (http://www.unicamp.br/unicamp/mapas).


Curso de Especialização em Engenharia de Software Modalidade Extensão Universitária

Curso de Especialização em Engenharia de Software Modalidade Extensão Universitária (http://www.ic.unicamp.br/ext/cursos/es) tem o objetivo de capacitar profissionais atuantes na área de informática e que já tenham ou não formação específica nessa área, a desenvolver, validar e gerenciar projetos de software com qualidade. O programa do curso é composto por 13 disciplinas com um total de 360 horas, sendo 329 horas presenciais (aulas aos sábados e alguns feriados, das 8h às 12h30 e das 13:30h às 18h) e 31 horas a distância.


Curso de Especialização em Redes de Computadores Modalidade Extensão Universitária

Curso de Especialização em Redes de Computadores Modalidade Extensão Universitária (http://www.ic.unicamp.br/ext/cursos/redes) visa prover um embasamento teórico sólido que permita ao aluno assimilar com maior confiança os rápidos avanços tecnológicos a que está sujeita a área de redes de computadores. Esse curso conta com um leque modernizado de disciplinas, com maior ênfase nas áreas de redes sem fio, administração e segurança de redes de computadores, além de conteúdo em programação para a WWW. O programa do curso é composto por 17 disciplinas, várias delas com forte teor prático, dadas em laboratório, perfazendo um total de 361 horas presenciais (aulas aos sábados e alguns feriados, das 8h às 12:30h e das 13:30h às 18h).



Docentes

Os professores responsáveis pelas disciplinas dos cursos de especialização são mestres e doutores, docentes do IC da UNICAMP, responsáveis também por disciplinas correlatas nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Um número reduzido de disciplinas está a cargo de professores que atuam no mercado, com competência reconhecida nas disciplinas que ministram aulas.

 

Material didático

O material distribuído aos alunos é composto predominantemente por apostilas ou livros preparados pelos docentes dos cursos ou por autores de renome.

 

Condições para conclusão dos cursos

- Será aprovado o aluno que obtiver nota final mínima de 7 (numa escala de 0 a 10) em cada disciplina e tiver frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina.

- Para obtenção do certificado de especialização modalidade extensão universitária (emitido pela Escola de Extensão da UNICAMP - www.extecamp.unicamp.br) é necessário que sejam cumpridas todas as disciplinas. Não serão aprovados pedidos de equivalências de disciplinas concluídas em outros cursos.

- Serão emitidos atestados de aprovação para disciplinas cursadas isoladamente. Se solicitado, o conjunto completo de atestados de aprovação em todas as disciplinas que compõem um curso de especialização poderá ser trocado pelo certificado de especialização modalidade extensão universitária.

- A integralização do curso de especialização dá-se num mínimo de 11 meses e máximo de 24 meses.

 

Período de inscrição

As inscrições nos cursos de especialização ocorrem apenas uma vez ao ano no período de novembro a dezembro. Só as inscrições com documentação completa entram no processo de seleção.

Os interessados podem se inscrever no curso de especialização (todas as disciplinas) ou em disciplinas isoladas, porém terão preferência os alunos que se inscreverem no curso todo (de especialização). Matrículas isoladas poderão ser efetuadas somente se sobrarem vagas e também estarão sujeitas à avaliação conforme o critério de seleção.

 

Pré-requisito

O único requisito exigido para a inscrição é o diploma de curso superior. Além disso, é necessário ser aprovado no processo de seleção.

 

Critério de seleção

Para seleção dos inscritos serão analisados o currículo e o histórico escolar da graduação.

O critério de seleção leva em consideração a formação e/ou atuação na área de informática.  Apesar das disciplinas não terem pré-requisitos formais, a grade curricular é composta de forma a garantir o oferecimento das disciplinas em uma ordem lógica de evolução dos seus conteúdos. Por essa razão, inscrições em disciplinas avulsas também serão aprovadas somente após análise da formação e experiência do candidato.

 

Bolsa de estudo

Nos cursos de especialização, para cada 20 alunos matriculados (pagantes), será oferecida uma bolsa de estudo. É usual atribuir bolsas parciais de forma a atender o maior número de pessoas. A cota de bolsas será atribuída, geralmente a partir de abril, aos alunos selecionados entre os solicitantes.

A seleção dos bolsistas é realizada considerando:

- O desempenho do aluno nas duas primeiras disciplinas cursadas;

- A necessidade financeira, constatada através da documentação apresentada pelo aluno.

É importante observar que não há cota de bolsas para alunos inscritos em disciplinas isoladas.

 

Outras informações

Secretaria de Extensão do Instituto de Computação da UNICAMP 

 

Avenida Albert Einstein, nº 1251

Cidade Universitária Zeferino Vaz

Barão Geraldo - Campinas - SP 

CEP 13083-852

 

Horário usual de atendimento:

Segunda a sexta-feira: 9h às 12h e 14h às 17h 

Sábado: 8h às 12h

 

Telefone (19) 3521 5883

E-mail sec-ext@ic.unicamp.br