Defesa de Doutorado de Nielsen Cassiano Simões

Suplente

Jurandy Gomes de Almeida Junior

ICT/Unifesp

Este trabalho apresenta uma técnica para sumarização de vídeos de futebol baseada em ritmo visual. Para isso, é proposto um framework para sumarização de vídeos de esporte baseados na dinâmica da transmissão televisiva. Além disso, o framework explora o uso de keyframes como alternativa para reduzir a quantidade de dados a serem analisados. Utilizando o conceito de dinâmica do padrão brasileiro para a transmissão de vídeos de futebol, realizou-se uma validação com usuários. Os resultados obtidos foram satisfatórios, em que 62% consideraram os resumos automáticos relevantes em relação aos segmentos de vídeo originais.