Defesa de Mestrado de Francisco Jhonatas Melo da Silva

Lehilton Lelis Chaves Pedrosa

Jose Coelho de Pina Junior

IME/USP

Problemas relacionados com meios de transporte são comumente encontrados na área de Otimização Combinatória, como, por exemplo, o Problema do Caixeiro Viajante e o Problema de Roteamento de Veículos. Nesta dissertação, consideramos um problema de transporte sob a perspectiva da teoria de jogos algorítmica onde todos os jogadores querem ser transportados a um destino em comum o mais rápido possível, e para isso eles devem escolher um dentre os ônibus disponíveis.
Revisamos alguns resultados quanto à existência e à ineficiência de equilíbrios puro de Nash em relação a duas funções sociais. Então, apresentamos limitantes para o Preço de Anarquia para uma nova função social, chamada de função utilitária.
Considemos também o jogo na forma extensiva, o qual chamamos de jogos de transporte sequenciais e apresentamos limitantes para o Preço da Anarquia Sequencial considerando três funções sociais, para instâncias métricas e não-métricas.