Defesa de Mestrado de Diogo Machado Gonçalves

Migração Proativa de Máquinas Virtuais em Computação em Névoa Para Usuários Móveis
Diogo Machado Gonçalves
Sala 85 - IC 2
Edmundo Roberto Mauro Madeira

* Titulares

Unidade/Instituição

Edmundo Roberto Mauro Madeira

Alfredo Goldman Vel Lejbman

IME/USP

Leandro Aparecido Villas

* Suplentes

Unidade/Instituição

Islene Calciolari Garcia

Fábio Luciano Verdi

DCC/UFSCar-Sorocaba

A Computação em Névoa provê a dispositivos IoT acesso com baixa latência a recursos computacionais e de rede. Neste cenário porém, a alta mobilidade de alguns desses dispositivos, como wearables ou dispositivos embarcados em veículos, traz grandes desafios para a alocação e gerência de recursos nesse ambiente. Manter a aplicação o mais próximo possível do usuário pode ser uma maneira de oferecer as condições necessárias para uma boa execução. A partir das diferentes demandas por recursos por parte das aplicações e da alta mobilidade dos usuários no cenário de cidades inteligentes, otimizar o processo de migração da máquina virtual que executa a aplicação do usuário nesse ambiente pode ser uma maneira de assegurar a qualidade de serviço demandada pelas aplicações. Trabalhos recentes em variados contextos têm demonstrado que adicionar dados de predição de mobilidade do usuário pode melhorar o gerenciamento de recursos computacionais. Baseado no estado atual da arte com relação a migração de máquinas virtuais em um ambiente de Computação em Névoa para usuários móveis, este trabalho propõe mecanismos baseados na predição de mobilidade para otimizar a escolha do destino da máquina virtual durante o seu processo. Simulações de cenários compatíveis com o contexto de uma Cidade Inteligente sugerem que a utilização de informações sobre o trajeto futuro do usuário pode melhorar o gerenciamento de recursos da Névoa, mantendo a máquina virtual do usuário em dispositivos de Névoa tão próximos quanto possível do trajeto do usuário. As soluções apresentadas reduzem o número de migrações necessárias durante o trajeto do usuário sem prejudicar o tempo de resposta da máquina virtual alocada na Névoa.