Defesa de Mestrado de Diego Oliveira Rodrigues

Diego Oliveira Rodrigues
Add to Calender 2018-03-23 00:00:00 2018-03-23 00:00:00 Defesa de Mestrado de Diego Oliveira Rodrigues SMAFramework: Arcabouço para Integração de Dados Urbanos Cientes da Correlação Espaço-Temporal em Cidades Inteligentes Sala 85 - IC 2 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Sala 85 - IC 2
Leandro Aparecido Villas

Titulares  -  Professores Doutores

Unidade/Instituição

Leandro Aparecido Villas

Leonardo Castro Botega

CC/UNIVEM

Roger Kreutz Immich

DEI/Universidade de Coimbra

Luiz Fernando Bittencourt

Suplentes  -  Professores Doutores

Unidade/Instituição

Edmundo Roberto Mauro Madeira

Daniel Ludovico Guidoni

DCC/UFSJ

Cidades inteligentes surge em Ciência da Computação como um tópico que estuda como tecnologia da informação e comunicação pode ser usada em centros urbanos para monitorar sua dinâmicas e possibilitar que os serviços prestados aos seus cidadãos possam ser melhorados. Nesses centros urbanos, diferentes metodologias são empregadas para coletar dados e os fornecer a aplicações. Esses dados são provenientes de diferentes fontes heterogêneas, assim originando um esforço para integra-los e padronizá-los para que sejam utilizados. Além disso, uma parcela significante desses dados contém anotações espaço-temporais, que podem ser utilizadas para analisar características específicas das cidades, como, por exemplo, seus fluxos de mobilidade. Dadas essas características dos dados gerados nos centros urbanos, e também as possibilidades originadas pelo seu uso e analise, a presente dissertação apresenta a proposta de uma nova metodologia para coleta, integração e execução de rotinas de análise sobre os dados de mobilidade de cidades inteligentes. Dessa forma, é proposto o SMAFramework, um arcabouço de análise de padrões de mobilidade urbana baseado em grafos multi-aspecto. O arcabouço foi proposto e um conjunto de ferramentas dele foram desenvolvidas. Esse conjunto de ferramentas foi escolhido de forma a permitir observar o potencial do arcabouço com dados reais coletados. Assim, a fim de avaliar o arcabouço com dados reais, a cidade de Nova Iorque foi escolhida como estudo de caso. Foram desenvolvidas ferramentas que permitem a análise do sistema de transporte de táxi da cidade. Os resultados obtidos permitiram entender alguns dos casos de uso do arcabouço, além de como usar-lo para solução de problemas específicos de análise de dados de mobilidade urbana.