Defesa de Mestrado de Italos Estilon da Silva de Souza

Título do Trabalho
Stability Analysis of Hedonic Games
Candidato(a)
Italos Estilon da Silva de Souza
Nível
Mestrado
Data
Add to Calender 2019-03-21 00:00:00 2019-03-21 00:00:00 Defesa de Mestrado de Italos Estilon da Silva de Souza Stability Analysis of Hedonic Games Sala 85 do IC 2 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
14:00
Local
Sala 85 do IC 2
Orientador(a)
Rafael Crivellari Saliba Schouery
Banca Examinadora

* Titulares

Unidade/Instituição

Rafael Crivellari Saliba Schouery

IC/UNICAMP

Carla Negri Lintzmayer

CMCC/UFABC

Orlando Lee

IC/UNICAMP

 

* Suplentes

Unidade/Instituição

Flávio Keidi Miyazawa

IC/UNICAMP

Jose Coelho de Pina Junior

IME/USP

Resumo

Jogos hedônicos são jogos de formação de coalizão nos quais os agentes apenas se importam ou são influenciados pelos agentes na mesma coalizão que eles estão. Os agentes podem forma qualquer coalizão que eles queiram e cada agente tem um perfil de preferência, uma ordem fraca sobre o conjunto de coalizões que o contém indicando sua preferência. Um jogo hedônico é definido por um conjunto de agentes e seus perfis de preferência. Classicamente, o resultado de tais jogos é uma partição do conjunto de agentes.

Nós revisamos alguns resultados da literatura a respeito da existência de resultados Nash estáveis, do preço da anarquia e estabilidade de resultados Nash estáveis, da existência de partições no núcleo e da complexidade de computar um resultado que está no núcleo.

Propomos estender o modelo de jogos hedônicos permitindo a formação de coalizões com sobreposição. Esta extensão permite a representação de vários cenários como interações sociais, grupos de trabalhos e formação de redes. Nós apresentamos um modelo para jogos fracionários com sobreposição de coalizões e mostramos que o núcleo não é vazio para jogos representados por circuitos, caminhos e grafos bipartidos com emparelhamento perfeito. Nós também apresentamos um modelo para jogos hedônicos aditivamente separáveis com sobreposição de coalizões. Mais ainda, mostramos que para jogos hedônicos aditivamente separáveis simétricos com sobreposição de coalizões, o bem-estar social de qualquer estrutura de coalizão é no máximo o bem-estar social ótimo da versão do jogo sem sobreposição de coalizões.