Defesa de Doutorado de Flávia Pisani

Utilizando Dispositivos Limitados para Execução de Código Personalizado na Internet das Coisas
Flávia Pisani
Doutorado
Sala 85 do IC 2
Edson Borin

* Titulares

Unidade/Instituição

Edson Borin

Jó Ueyama

ICMC/USP

Markus Endler

DI/PUC-Rio

Edmundo Roberto Mauro Madeira

Luiz Fernando Bittencourt

* Suplentes

Unidade/Instituição

Ricardo da Silva Torres

Sandro Rigo

Fabio Kon

IME/USP

Perspectivas atuais para a Internet das Coisas (IoT, do inglês, Internet of Things) indicam que, dentro de alguns anos, uma rede global de objetos irá conectar dezenas de milhares de dispositivos através da Internet. A maioria deles conterá sensores que geram fluxos de dados constantemente e é comum que usuários precisem processar estes dados antes de armazenar os valores finais.No entanto, com o crescimento progressivo da IoT, esta estratégia precisa ser reavaliada, já que transmitir um imenso volume de informações pela rede será muito custoso. Um jeito de atender a estes futuros requisitos é trazer a computação para onde a informação já está. Com essa premissa, foi criado um paradigma chamado computação na névoa que propõe processar os dados perto de dispositivos da borda da rede. Outra característica comum dentre o grande número de dispositivos IoT será que seus recursos (ex.: potência, memória e processamento) serão limitados. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA chama a atenção para este tipo de dispositivo dentro do contexto da computação na névoa, chamando-os de nós de neblina, pois são nós de névoa leves. Contudo, eles caracterizam estes nós como mais especializados, dedicados e geralmente compartilhando a mesma localidade que os dispositivos finais inteligentes a quem eles atendem. Em nosso trabalho, nós propomos um abordagem diferente, onde estes dispositivos limitados estão integrados com sensores e são capazes de execução de código de propósito geral, podendo assim executar códigos personalizados enviados pelo usuário. A análise desta proposta é dividida em duas partes. Primeiro, nós desenvolvemos uma plataforma chamada LMC, que permite que usuários executem seus códigos em dispositivos limitados e a comparamos com o arcabouço Apache Edgent. LMC apresentou um bom desempenho quando executada no mesmo dispositivo que o Edgent e também possibilitou a execução de código em dispositivos limitados que eram muito restritos para executar a outra ferramenta. Depois, criamos dois modelos onde o usuário escolhe uma certa métrica de custo (ex.: número de instruções, tempo de execução, consumo de energia) e a emprega para decidir onde o seu código deve ser executado. Um deles é um modelo matemático que usa uma equação linear para auxiliar o usuário a quebrar o seu problema em um conjunto de variáveis e então determinar os custos de realizar a sua computação usando a nuvem e a névoa. O outro é um modelo visual que permite que o usuário conclua facilmente qual é a abordagem mais vantajosa em um cenário específico. Nós usamos estes modelos para identificar situações onde executar o código no dispositivo que coletou os dados é a abordagem escolhida e também simulamos cenários futuros onde mudanças na tecnologia podem impactar a decisão do usuário.