Defesa de Doutorado de Ademar Takeo Akabane

Título do Trabalho
Collaborative and Infrastructure-less Vehicular Traffic Rerouting for Intelligent Transportation Systems
Candidato(a)
Ademar Takeo Akabane
Nível
Doutorado
Data
Add to Calender 2019-12-09 00:00:00 2019-12-09 00:00:00 Defesa de Doutorado de Ademar Takeo Akabane Collaborative and Infrastructure-less Vehicular Traffic Rerouting for Intelligent Transportation Systems Auditório 2 do IC 3 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
14:00
Local
Auditório 2 do IC 3
Orientador(a)
Leandro Aparecido Villas
Banca Examinadora

* Titulares

Unidade/Instituição

Leandro Aparecido Villas

IC/UNICAMP

Antonio Alfredo Ferreira Loureiro

DCC/UFMG

Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa

GTA/UFRJ

Juliana Freitag Borin

IC/UNICAMP

Islene Calciolari Garcia

IC/UNICAMP

 

* Suplentes

Unidade/Instituição

Luiz Fernando Bittencourt

IC/UNICAMP

Fábio Luiz Usberti

IC/UNICAMP

Eduardo Coelho Cerqueira

GERCOM/UFPA

Resumo

Devido à atual tendência mundial de urbanização, a sociedade moderna enfrenta, cada vez mais, sérios problemas de mobilidade urbana. Além disso, com o aumento constante do fluxo de tráfego veicular, as atuais soluções existentes para gerenciamento de tráfego se tornaram ineficientes. Com isso, para atender às crescentes necessidades dos sistemas de transporte, é necessário um Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS). O desenvolvimento de ITS sustentável requer integração e interoperabilidade contínuas com tecnologias emergentes, tais como as Redes Ad-hoc de Veículares (VANETs). As VANETs são consideradas uma tecnologia promissora que provê aplicações críticas de segurança de vida e serviços de entretenimento, consequentemente melhorando a experiência de viagem do motorista e dos passageiros.

Esta tese propõe soluções eficientes, com o apoio das VANETs, para lidar com os efeitos adversos da falta de mobilidade urbana. A contribuição desta tese reside primeiramente em uma solução que emprega conhecimento histórico dos padrões de mobilidade dos motoristas para obter uma visão global da situação da rede viária. Diferentemente de outras abordagens que precisam de troca constante de informações entre os veículos e o servidor central, nossa solução utiliza informações espaciais e temporais sobre padrões de mobilidade, além de informações específica das ruas, a fim de identificar congestionamentos no tráfego, permitindo, assim, o planejamento de roteamento de veículos. A segunda contribuição, foi proposta uma abordagem distribuída para calcular a intermediação egocêntrica e avaliada com a métrica de intermediação sociocêntrica, a fim de provar a viabilidade da medida de intermediação egocêntrica nas VANETs. O objetivo aqui propor um mecanismo inovador de classificação de veículos. As soluções baseadas em VANETs que utilizar tal mecanismo possuirá algumas vantagens, como a redução do consumo de largura de banda e a superação do problema de topologias altamente dinâmicas. A terceira contribuição, foi propor, implementar e avaliar um planejamento de rotas colaborativo com intuito de melhorar o gerenciamento do tráfego de veículos em cenários urbanos. Como última contribuição, esta tese integra todas as soluções descritas acima, propondo um sistema de gerenciamento de tráfego de veículos sem a necessidade de uma infraestrutura de apoio.

As vantagens e desvantagens da solução proposta foram demonstradas por meio de simulações usando conjuntos de dados realístico de mobilidade veicular. Os resultados da avaliação mostram que a solução proposta nesta tese é eficiente, escalável e econômica, mesmo em cenários de tráfego complexos e altamente dinâmicos.