Defesa de Mestrado de Fabrício Matheus Gonçalves

Fabrício Matheus Gonçalves
Add to Calender 2016-02-04 00:00:00 2016-02-04 00:00:00 Defesa de Mestrado de Fabrício Matheus Gonçalves Design de Interação em Sistemas Computacionais para apoio à Aprendizagem Ativa: uma Abordagem Sistêmica Auditório do IC 2 - Sala 85 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Auditório do IC 2 - Sala 85
Maria Cecília Calani Baranauskas (IC/UNICAMP)

Titulares:
Maria Cecília Calani Baranauskas (IC/UNICAMP)
Eduardo Alves do Valle Junior (FEEC/UNICAMP)
Rodolfo Jardim de Azevedo (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Roberto Pereira (IC/UNICAMP)
Roberto Romani (GGTE/UNICAMP)

Em contextos de aprendizagem formal, há uma diversidade de interesses e habilidades que precisam ter espaço na interação entre os envolvidos para a produção e o compartilhamento de conhecimento. Aprendizagem Ativa (AA) refere-se a um conjunto de estratégias por meio das quais a participação dos principais atores no ambiente educacional vai além do modelo unidirecional expositivo/receptivo do conhecimento; envolvendo atividades onde a discussão e colaboração com outros tem um papel relevante na reflexão e construção de significado. Sistemas computacionais para apoio a processos de aprendizagem não têm sido desenhados para a diversidade de competências e demandas presentes em tais ambientes. Nesta dissertação argumentamos que, se quisermos desenvolver soluções que façam sentido às partes interessadas e se adequem à complexidade que caracteriza cenários de Aprendizagem Ativa, precisamos incluí-las no ciclo de design. Neste trabalho adotamos uma perspectiva baseada na Semiótica Organizacional para análise de cenários de Aprendizado Ativo e propusemos uma visão sistêmica para o design da interação em tais ambientes, que inclui aspectos motivacionais. Resultados do trabalho incluem: um processo de design cíclico que denominamos ‘on the fly design’, e um sistema para autoria e revisão colaborativa de atividades de Aprendizagem Ativa. Tal processo foi experimentado na construção incremental do sistema que, por sua vez, foi experimentado em um contexto real de ensino superior. O sistema foi avaliado iterativamente, com base em feedback dos envolvidos em contexto situado, realimentando a caracterização do processo. O processo mostrou-se efetivo na construção do sistema emergente para apoio à colaboração e participação dos envolvidos nos cenários de Aprendizagem Ativa experimentados.