Livros - Especialização em Engenharia de Software

Apresentação - Inscrições - Disciplinas - Docentes - LivrosAlunos e Ex-Alunos - Calendário de AulasVídeos e Depoimentos

Livros da série "Títulos em Engenharia de Software" que estão sendo publicados pela editora da UNICAMP para serem utilizados no Curso de Especialização em Engenharia de Software. Eles também são de interesse para cursos de informática em geral.
De um total de onze livros, já foram publicados cinco. São eles:

• Introdução à Engenharia de Software
  • Este é o primeiro livro da série "Títulos em Engenharia de Software". Apresenta as principais atividades envolvidas na área, utilizando os diferentes aspectos do processo de construção de software. Visando obter as necessidades preliminares envolvidas na construção de sistemas de software grandes e complexos, neste livro são enfatizados técnicas para extração e análise de requisitos, modelos para especificação, de sistemas ferramentas, para planejamento de projetos de software.
  • Preço em abril de 2013 para alunos do Instituto de Computação da UNICAMP: R$ 26,00.
  • Modelos de Qualidade de Software
  • O conceito da qualidade tem hoje importância fundamental para alavancar a competitividade das empresas, sejam elas de manufatura ou prestação de serviços. Atualmente, a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser pré-requisito básico para participar do jogo do mercado. No setor de software não é diferente. A disseminação do uso do software em todas as áreas da atividade produtiva, seja ela de manufatura ou de serviços, inclusive envolvendo a monitoração, controle e gestão de funções críticas, tem aumentado consideravelmente a importância da qualidade de software. Este livro apresenta os modelos e conceitos de qualidade de software mais importantes e populares no momento, colocando-os no contexto histórico e relacionado-os com os modelos e técnicas clássicas da qualidade. O conhecimento desses modelos é obrigatório para os profissionais que buscam enfrentar os desafios do mercado.

Especificações em Z: uma introdução

Este é o terceiro livro da série "Títulos em Engenharia de Software". O texto é autocontido no que diz respeito à notação Z e aos princípios matemáticos que a suportam. Não pressupõe nenhum conhecimento prévio específico por parte do leitor. Todas as noções matemáticas necessárias ao bom uso da notação Z são tratadas em considerável detalhe no texto. Apresentada cada parte matemática básica, a fração da notação Z que dela depende é introduzida em seguida, junto com exemplos de seu uso. Por outro lado, alguma experiência com linguagens de programação de alto nível, como C ou Pascal, seria vantajosa. Há várias semelhanças e analogias entre o uso da notação Z e o ato de programar nestas linguagens que podem ser usadas de forma proveitosa. Também seria conveniente, porém não essencial, que o leitor dispusesse de algum tipo de maturidade matemática. Sendo este um texto introdutório ao uso da notação Z, optou-se por privilegiar os aspectos mais ligados a esta, ficando contidos em exemplos específicos tanto considerações sobre a verificação formal de propriedades do modelo quanto comentários acerca do desenvolvimento automático de código-fonte a partir da especificação construída.

Fundamentos de Bancos de Dados

Este é um texto introdutório na área de bancos de dados, dirigido a estudantes, praticantes e administradores que queiram ter uma visão unificada de modelagem de dados, projeto de bancos de dados relacionais e programação na linguagem SQL. O texto não pressupõe conhecimento prévio dos tópicos abordados e apresenta uma estrutura top-down: a modelagem de dados é centrada no modelo entidade-relacionamento e as principais características do modelo relacional são apresentadas por meio de exemplos. Contém uma introdução abrangente à linguagem SQL, cujos conceitos e sintaxe são introduzidos informalmente.

Preço em abril de 2013 para alunos do Instituto de Computação da UNICAMP: R$ 46,00.

Especificação de Sistemas de Software utilizando Análise e Projeto Estruturados

Este é o quinto livro da série "Títulos em Engenharia de Software", vindo ao encontro de uma das grandes preocupações na área de engenharia de software no momento: a manutenção de software. Esta obra apresenta técnicas fortemente disseminadas nas últimas décadas, que continuam sendo utilizadas para a manutenção de sistemas legados. Por terem sido desenvolvidos sem preocupação quanto a documentação, a manutenção destes sistemas agregam custos altos aos projetos que ainda são atualmente utilizados em muitas empresas. O diferencial desta obra é a abordagem prática apresentada através de um estudo de caso completo e moderno que facilita a compreensão e permite ao leitor estabelecer um paralelo entre Análise e Projeto Estruturados com as técnicas mais modernas de desenvolvimento de sistemas.

• Preço em abril de 2013 para alunos do Instituto de Computação da UNICAMP: R$ 38,00.