Defesa de Mestrado de Jeferson Rech Brunetta

Título do Trabalho
PROST: Um Arcabouço para o Desenvolvimento de Dispositivos Programáveis para a IoT
Candidato(a)
Jeferson Rech Brunetta
Nível
Mestrado
Data
17/04/20172017-04-16 21:00:00 2017-04-16 21:00:00 Defesa de Mestrado de Jeferson Rech Brunetta PROST: Um Arcabouço para o Desenvolvimento de Dispositivos Programáveis para a IoT Auditório do IC 2 - Sala 85 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
14:00
Local
Auditório do IC 2 - Sala 85
Orientador(a)
Edson Borin
Banca Examinadora

Titulares:
Edson Borin (IC/UNICAMP)
Ricardo Menotti (DC/UFSCar)
Sandro Rigo (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Lucas Francisco Wanner (IC/UNICAMP)
Alexandro José Baldassin (IGCE/UNESP)

Resumo

Incontáveis tipos de dispositivos embarcados conectados à internet compõem a chamada internet das coisas, a qual promove a geração de um fluxo massivo de dados e o controle dos dispositivos, muitas vezes, de forma centralizada.

Entretanto, as soluções existentes para este tipo de cenário estão sujeitas a falhas de conexão e requerem elementos externos para o monitoramento e controle dos dispositivos.

A fim de mitigar essas limitações, este trabalho propõe uma plataforma para execução de código de usuário como serviço em dispositivos da internet das coisas.

O principal objetivo da solução apresentada é permitir a execução de código como serviço em qualquer dispositivo conectado na internet e promover a interação transparente entre dispositivos.

Algumas vantagens dessa abordagem são a capacidade de evitar a propagação de dados não essenciais na rede, a possibilidade de controlar dispositivos internamente e a compatibilidade com dispositivos computacionalmente restritos.

A plataforma PROWL (user PROgramable Weave Library) proposta combina:

(I) um protocolo de comunicação referência para descoberta e descrição de dispositivos conectados em uma rede de computadores

e (II) uma plataforma compacta que executa aplicações compiladas para uma arquitetura de fácil emulação.

Finalmente, para validação da plataforma projetada, são apresentados estudos de caso em diferentes cenários, corroborando a eficácia da solução.