Puzzle de Imagens: Métodos, aplicações e desafios

Data
Add to Calendin 2017-08-11 00:00:00 2017-08-11 00:00:00 Puzzle de Imagens: Métodos, aplicações e desafios O problema de Puzzle de Imagens explora a reconstrução de imagens a partir de uma coleção de peças retangulares - ou tiles - que não se sobrepõem. A montagem destes puzzles é desafiadora até mesmo para seres humanos e é conhecidamente um problema NP-completo. Pode-se considerar vários desafios na montagem: orientação dos tiles desconhecida, tamanho da imagem original desconhecido, tiles faltantes ou desalinhados, e bordas degradadas. O objetivo da palestra é explorar os métodos de montagem automáticos presentes na literatura, considerando-se cada desafio do problema, bem como suas aplicações. Auditório do IC3 Auditório do IC3 Auditório do IC3 America/Sao_Paulo public
Horário
14:00
Local
Auditório do IC3
Palestrante
Dra. Fernanda Andaló
Descrição

O problema de Puzzle de Imagens explora a reconstrução de imagens a partir de uma coleção de peças retangulares - ou tiles - que não se sobrepõem. A montagem destes puzzles é desafiadora até mesmo para seres humanos e é conhecidamente um problema NP-completo. Pode-se considerar vários desafios na montagem: orientação dos tiles desconhecida, tamanho da imagem original desconhecido, tiles faltantes ou desalinhados, e bordas degradadas. O objetivo da palestra é explorar os métodos de montagem automáticos presentes na literatura, considerando-se cada desafio do problema, bem como suas aplicações.

Sobre o Palestrante

Fernanda Andaló é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Computação, na Universidade de Campinas (Unicamp), em convênio com a empresa Motorola. Também é co-fundadora e CTO da startup SciPet. Recebeu o título de Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB), em 2004; de mestre em Ciência da Computação pela Unicamp, em 2007; e de doutora em Ciência da Computação, pela mesma universidade, em 2012. Durante seu doutorado, foi pesquisadora visitante na Division of Engineering, Brown University, por um ano. Em 2013, foi pesquisadora de pós-doutorado no laboratório VISGRAF do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e durante 2014-2015 trabalhou como pesquisadora no Samsung Research Institute Brazil (SRBR). Atualmente Fernanda é membro do IEEE e 2016-2017 Chair do IEEE Women in Engineering (WIE) South Brazil Section. Seus interesses de pesquisa estão voltados para as áreas de Visão Computacional, Processamento de Imagens e Biometria.