Exame de Proficiência em Inglês

Atualmente a Unicamp não tem previsão de novos oferecimentos de "Inglês sem Fronteiras" (vagas para que alunos da Unicamp realizem o exame TOEFL ITP sem custo). Havendo oferecimento é provável que o IC participe como um polo de aplicação da prova.

A comprovação de proficiência no idioma deverá ser feita através de veículos oficiais conforme critérios apresentados na resolução CPG 005/2015, disponível no link

Com o objetivo de fornecer aos alunos mais uma opção de comprovação da proficiência em inglês, a CPG aceitará o atestado de proficência emitido pelo Centro de Ensino de Línguas (CEL) da prova que é aplicada para o curso de Eng.Petróleo. Conforme resolução CPG supracitada, para obter a proficiência, alunos de mestrado devem obter pelo menos Nível B1 (reading e listening) e alunos de doutorado Nível B2 (reading e listening).

Para solicitar dispensa no Exame de Proficiência em Inglês:

1. Verifique os critérios para dispensa de Exame de Proficiência em Inglês
  2. Se você atende aos critérios acima, preencha o formulário de solicitação de aproveitamento de proficiência em língua estrangeira e o entregue na Secretaria de Pós-Graduação do IC, anexando o documento que comprove a proficiência na língua.