Perguntas Frequentes (bens FAPESP,CNPq etc)

Quais são os bens dispensados de Controle Patrimonial?
A tabela contendo os bens dispensados de Controle Patrimonial encontra-se aqui.

 

Recebi bens novos, o que devo fazer?
Nesse caso,o servidor da Unicamp deve comunicar imediatamente à seção de Controle Patrimonial do IC sobre o recebimento de bem adquirido via: convênio, projeto de pesquisa com financiamento de órgãos de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES etc.), doação de empresas ou outros órgãos externos à Universidade.

 

 *Acesse as normas dos órgãos de fomento.

 

O que devo fazer com os bens que não usarei mais?
O servidor deve comunicar à seção de Controle Patrimonial do IC indicando as características principais do bem (descrição sucinta e número da etiqueta/placa patrimonial).

 

Obs:A destinação de bens sem uso é de responsabilidade exclusiva do Controle Patrimonial, sendo expressamente vedada a outros setores, em qualquer situação, a realização de tal procedimento.

 

Como agir em casos de bens em comodato? Os bens em comodato, apesar de serem caracterizados como empréstimos, devem ser registrados e controlados pela Unicamp. O servidor deve contatar o Controle Patrimonial do IC para solicitar auxílio para registro do bem que receberá placa ERC-Equipamento Recebido em Comodato.

 

Alterei a localização de um bem na Unicamp. O que devo fazer?
Dentro do IC:
Mudanças de localização dentro do IC devem ser comunicadas ao Controle Patrimonial do Instituto a fim de manter atualizado o cadastro, pois bens públicos estão permanentemente sujeitos à auditoria pelos Tribunais de Conta e órgãos de fomento.
Para outra unidade:
Antes do envio do bem, deve-se notificar Controle Patrimonial do IC - através do sistema abaixo -  fornecendo informações como: para que unidade irá o bem, onde ficará e sob a  responsabilidade de quem.

 

(Futuramente, haverá aqui um link para acesso ao sistema de comunicação de alteração de local de bens)

 

Como fazer transferência de bens para outras instituições?
O servidor deve contatar o setor de Controle Patrimonial do IC antes do envio do bem para que sejam tomadas as providências necessárias à formalização da situação junto à Unicamp e ao órgão de fomento.

(Futuramente, haverá aqui um link para acesso a formulário específico para essa finalidade. Até lá utilizar rt)

 

Gostaria de utilizar determinado bem fora da Unicamp. Quais são os procedimentos?
O usuário deverá informar o Controle Patrimonial do IC a respeito de qual bem pretende usar fora da Universidade para que seja emitido o ''Termo de Autorização de Uso''.

 

Como realizar a devolução de um bem utilizado fora da Unicamp?
Quando não houver mais necessidade de uso do bem fora da Unicamp, o servidor deverá informar a devolução à seção de Controle Patrimonial do IC, indicando a nova localização do bem. Com isso, será registrada a baixa da autorização de uso.