Ferramentas
Para permitir que os leitores possam praticar e testar seus programas escritos em linguagem de montagem, estão disponíveis ferramentas de desenvolvimento que podem ser utilizadas de forma gratuita.
A principal ferramenta disponibilizada é um simulador, capaz de executar código executável. Há duas versões do simulador: um simulador LEG e um simulador ARM. O simulador LEG lê código binário gerado pelo montador para o processador LEG, também disponibilizado. O simulador ARM lê código binário no formato ELF, gerado por diversos montadores, comerciais ou de domínio público, como por exemplo o montador do sistema Gnu-Linux.
Em ambas as versões, LEG e ARM, o simulador inclui comandos para:
- execução passo-a-passo ou contínua;
- definição de pontos de parada (
breakpoints ) de caso de execução, leitura ou escrita de posições de memória; - visualização e alteração do estado da memória e de registradores;
- uso de interrupções e entrada e saída;
- e muitas outras funcionalidades.
Além disso, para permitir experiências com dispositivos de entrada e saída, os simuladores LEG e ARM implementam também dispositivos de entrada e saída tipicamente encontrados em sistemas computacionais, como conjuntos de leds de várias cores, botões de liga/desliga, displays de sete segmentos, teclado de 12 teclas e um LCD configurável, de até 2x40 caracteres.
O montador LEG, e os simuladores ARM e LEG, foram implementados em Java e executam em virtualmente qualquer sistema operacional.
Para acessar as ferramentas, clique em