A Web 2.0 foi um marco no desenvolvimento de novas aplicações para a Web. A colaboração, comunicação e interatividade entre os usuários hoje ocorrem em forma e escala nunca antes observadas. Com aplicações mais ricas, interativas e inovadoras, percebemos nos últimos anos o surgimento de novas tecnologias como a categorização social (e.g. tagging/folksonomias), as redes sociais, a edição, navegação e busca sociais, a publicação e compartilhamento colaborativos, etc. Essas tecnologias permitiram uma mudança de paradigma: mais do que interligar documentos, páginas ou recursos, a Web hoje interliga pessoas, organizações e conceitos, dando origem a uma Web Social.
O sucesso dos sistemas da Web Social (os softwares sociais) depende diretamente da participação de seus usuários e, consequentemente, de aspectos da interação humano-computador relacionados, por exemplo, com fatores emocionais, socioculturais e técnicos, incluindo a forma como os recursos de interface são empregados. No contexto em que vivemos, é urgente discutir esses conceitos sob a luz dos valores humanos de nossa sociedade em transformação na qual: os usuários não são só consumidores, mas também são criadores; a tecnologia deve permitir um envolvimento criativo e considerar os aspectos emocionais da experiência do usuário; e o compartilhar via Web pode acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar e a partir de sistema computadorizados embutidos em diferentes objetos.
A segunda edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS) pretende promover discussões sobre as oportunidades e os desafios que a Web Social traz para a comunidade de pesquisa em Interação Humano-Computador, colocando em foco os conceitos de sociabilidade (e.g. comunicação, colaboração, compartilhamento, normas sociais, etc.) e valores humanos (e.g. privacidade, reputação, confiança, autonomia, etc.). Esses desafios requerem métodos, técnicas e ferramentas para o design e avaliação de sistemas que efetivamente reflitam esses valores nos aspectos da interação humano-computador
Outras informações, incluindo os tópicos de interesse do II WAIHCWS podem ser encontrados na Chamada de trabalhos.
Além da apresentação dos artigos selecionados, a agenda do II WAIHCWS inclui discussões entre os participantes. Espera-se que essas discussões permitam a socialização de conhecimentos e aprofundamento nos conceitos, além de fomentar a formação de parcerias de pesquisa.