Procedimentos para Realização de Exame de Qualificação Específico de Doutorado

Atualizado em 12/11/2019 - WBJ

O Exame de Qualificação Específico de Doutorado (EQE) tem a finalidade de avaliar a profundidade do conhecimento do aluno na área específica de seu subsequente trabalho de tese, o conteúdo de seu projeto de tese e a viabilidade de seu cronograma, assim como orientar o aluno quanto à etapa final de seu curso de doutorado.

Todo aluno de doutorado deverá tomar o Exame de Qualificação Específico de Doutorado até o final do primeiro mês do seu quinto semestre no curso. Os períodos são definidos no calendário de pós-graduação do IC. Entre a solicitação no SIGA e a realização do Exame deve haver um intervalo mínimo de 21 dias.

Composição da Comissão Examinadora

De acordo com a Resolução Interna CPG/IC 004/2019 a Comissão Examinadora de Exame de Qualificação Específico de Doutorado (EQE), designada pela CPG/IC, mediante indicações de membros sugeridas pelo orientador, será constituída por pelo menos três doutores, sendo um ou mais deles externos ao Programa de Pós-Graduação (PPG) do IC. O orientador deve indicar qual dos membros presidirá a Comissão. Nem o orientador nem eventuais coorientadores podem fazer parte da Comissão Examinadora.

A CPG recomenda fortemente que o orientador indique pelo menos dois membros suplentes: um que seja credenciado no Programa de Pós-Graduação do IC e outro que seja externo a ele. 

Sugestão para Composição da Comissão Examinadora:

Presidente Doutor credenciado no PPG do IC
Membro Interno Doutor credenciado no PPG do IC
Membro Externo Doutor não credenciado no PPG do IC
Suplente Interno Doutor credenciado no PPG do IC
Suplente Externo Doutor não credenciado no PPG do IC

A CPG não custeará a vinda de nenhum membro externo para participação em Comissões Avaliadoras de EQE. Casos excepcionais devem ser consultados previamente à CPG.

 

Por serem atividades de avaliação de natureza acadêmica, o acesso a Exames de Qualificação, durante a apresentação e a arguição, é restrito a membros da comunidade acadêmica do Instituto de Computação e à Comissão Examinadora

 

Procedimento para Solicitação

  1. Obter a aprovação no SIGA da Declaração de Ética.
    • Acesse o SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) e solicite. O pedido deverá ser aprovado pelo orientador e validado pela Secretaria. Somente após este procedimento, o sistema liberará o envio do pedido de EQE.
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial da DAC sobre o Fluxo do Comitê de Ética.
  2. Preencher os dados do Exame no SIGA:
    • Acesse o SIGA, entre em Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses e preencha as informações solicitadas.
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses.
    • No campo Tipo de Exame, escolha a opção Área de Concentração.
    • Para reservar uma sala para o Exame, o orientador poderá acessar diretamente o site https://reservas.ic.unicamp.br/ ou o aluno poderá verificar a disponibilidade no mesmo site e solicitar a reserva ao email reservas (arroba) ic.unicamp.br
  3. Preencher o Formulário de EQE:  
    • Acesse o formulário aqui.
  4. Encaminhamento do arquivo PDF do texto da proposta do EQE por email para os membros da Comissão Examinadora.
    • É responsabilidade do orientador (ou, a critério deste, do aluno) o envio por email do arquivo do texto da Qualificação aos membros da Comissão Examinadora já que o "upload" dela via SIGA é opcional.