Defesa de Mestrado de Felipe Lima Morais

Leandro Aparecido Villas

Alexandro José Baldassin

IGCE/UNESP

O estudo realizado apresenta uma coleta de dados inteligente que garante tanto a qualidade na coleta de informações quanto a não elevação do consumo de bateria, uma vez que esses fatores estão diretamente relacionados. Atualmente, existe uma gama de dispositivos IoT (Internet of Things) que emite sinais por ondas de rádio e distribui dados para suas aplicações, as quais podem ser visíveis (mas não interpretáveis) por todos os equipamentos que utilizam do mesmo protocolo. apesar de não serem interpretáveis, é possível identificar o emissor desse sinal que, por sua vez, permite distinguir também o ambiente no qual está presente. Esse raciocínio gera a possibilidade de classificar, ou pelo menos distinguir, ambientes por onde um usuário passou com seu smartphone, permitindo, assim, criar um histórico de ambientes. Dessa forma, a rotina do indivíduo é construída sem a necessidade de se obter informações externas do usuário. Uma das dificuldades encontradas foi gerar esse histórico sem aumentar demasiadamente da consumo a bateria do dispositivo, o qual já possui energia limitada. Como forma de minimizar o tempo da coleta de informações, utilizou-se de um recurso conhecido como "Sensor-Hub", que, além de otimizar o tempo, mantém a qualidade da informação e permite que seja executado no dispositivo sem a percepção do usuário sobre uma suposta elevação do consumo energético. Além de uma aplicação Android que utiliza o Sensor-Hub, foi desenvolvido também um fluxo inteligente para o envio e análise dos dados coletados, baseando-se em um armazenamento em nuvem com upload automático das informações, podendo ser selecionadas através de uma aplicação web para análise com algoritmos de aprendizado de máquina.