MC404A - 1º Semestre 2008
Prof. Célio Guimarães - IC - sala 40
Atualizado em: 11/04/2008
Atividade 2.2 (opcional):
Programa que tira um "retrato de si mesmo"
Escreva e teste um programa que grava na memória EEPROM suas próprias
instruções no formato ascii-hexadecimal.
V. deve converter as instruções
do programa (que estão no espaço de endereçamento de instruções) para ascii-hexadecimal
onde cada byte de uma instrução gera dois bytes ascii-hexadecimal. A fim de aumentar a legibilidade
ao depurar o programa, V. deve gravar na EEPROM um caracter branco (0x20) após cada
dois caracteres hexadecimais. Vocë deve otimizar o seu programa de forma a usar o menor
número possível de instruçôes (se o seu programa tiver n instruções na EEPROM serão
gravados 6n bytes). Utilize as rotinas de gravação na EEPROM
vistas no exercício 4.
Obs: V. precisará escrever uma pequena subrotina
para converter um inteiro de 4 bits em um caracter ascii-hexadecimal
('0'...'9', 'A'...'F'), lembrando que na representação ASCII hâ 7 caracteres entre
o caracter '9' e o carcter 'A'.
Verifique a correção do programa comparando visualmente o conteúdo final do vetor
(selecione View → Memory Window 2 → Data) com o
da janela de memória do programa (selecione View → Memory → Program) do simulador
(ou com o do arquivo .lst gerado pelo montador o qual, no entanto, mostra os bytes no formato "liitle endian").