Atividade 2 -    Tirando um auto-retrato

Faça um programa que exibe no vídeo as suas próprias instruções no formato ascii-hexadecimal. Verifique a correção do programa comparando a saída no vídeo com a do comando d do debug:

debug seuprograma.com

- d100 130

V. deve converter as instruções do programa para ascii-hexadecimal usando um vetor para armazenar o programa convertido. Dimensionar corretamente o vetor é uma dificuldade facilmente resolvida com ajuda do assembler: defina um rótulo, digamos, start antes da primeira instrução e outro, digamos, fim, imediatamente após a última. O vetor pode então ser dimensionado pela diretiva:

prog:    resb 2*(fim-start)        ; cada byte do programa ocupará dois caracteres ascii !

V. precisará escrever uma pequena rotina para converter um inteiro de 4 bits em um caracter ascii-hexadecimal. Uma forma simples é usá-lo como índice do vetor:

binascii: db    '0123456789ABCDEF'

Outra forma é lembrar que há 7 caracteres ascii após o '9' (39h) e antes do 'A' (41h) e fazer as contas de acordo.

Apresente uma impressão do programa montado (nome.lst) junto com uma demonstração no laboratório. O menor porograma ganhará um bonus!
Para ativar a criação dos arquivos .lst ative no nasmide sob Options >> assembler, Create listing file