TUTORIAL:
"A linguagem de programação Java"
Copyright © 1996
André Augusto Cesta.
Email: aacesta@dcc.unicamp.br
Orientadora: Profa Dra Cecília Mary Fischer Rubira
- 1.CLASSES E OBJETOS
- 1.1.ESPECIFICANDO UMA CLASSE
- 1.2.OBJETOS EM JAVA
- 1.2.1.PROGRAMA HELLO INTERNET!
- 1.2.2.ATRIBUTOS
- 1.2.3.ATRIBUTOS E MÉTODOS
- 1.2.4.MÉTODOS QUE RETORNAM VALORES.
- 1.2.5.COMPARAÇÃO COM UM PROGRAMA EM PASCAL
- 1.2.6.CONSTRUTORES
- 1.2.7.CONSTRUTORES E AGREGAÇÃO
- 1.2.8.DESTRUTORES OU "finalizers"
- 1.3.PONTEIROS, "POINTERS", REFERÊNCIAS E OBJETOS
- 1.3.1.PASSAGEM POR REFERÊNCIA
- 1.3.2.VETORES E MATRIZES
- 1.3.3.COPIA , COMPARAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA CLASSE EM OBJETOS
- 1.4.OBTENDO VALORES DO USUÁRIO
- 1.4.1.LENDO DO TECLADO
- 1.4.1.1.LEITURA DE STRINGS USANDO UM VETOR DE BYTES.
- 1.4.1.2. UMA VISÃO GERAL SOBRE PACKAGES E STREAMS
- 1.4.2.ARGUMENTOS DE LINHA DE COMANDO
- 1.5.ENCAPSULAMENTO COM PRIVATE, PUBLIC, "PACKAGE" e PROTECTED
- 1.5.1.ENCAPSULANDO MÉTODOS E ATRIBUTOS
- 1.5.1.1.ATRIBUTOS PRIVATE, MÉTODOS PUBLIC
- 1.5.1.2. UM ATRIBUTO É PUBLIC
- 1.5.2.ENCAPSULAMENTO E "PACKAGES"
- 1.5.2.1. ENCAPSULAMENTO DE ATRIBUTOS E MÉTODOS COM PACKAGES
- 1.5.2.2.ENCAPSULAMENTO DE CLASSES COM PACKAGES
- 1.6.TIPO ABSTRATO DE DADOS
- 1.6.1. TAD FRAÇÃO
- 1.6.2. STRINGS, UM MODELO DE CLASSE
- 1.6.3. TAD E ALOCAÇÃO DINÂMICA.
- 2.HERANÇA
- 2.1.HIERARQUIAS DE TIPOS
- 2.1.1.UMA HIERARQUIA SIMPLES.
- 2.1.2. PROTECTED
- 2.1.3.REDEFINIÇÃO DE MÉTODOS HERDADOS
- 2.2.INTERFACES, UMA ALTERNATIVA PARA HERANÇA MÚLTIPLA
- 3.POLIMORFISMO, CLASSES ABSTRATAS
- 3.1.REDEFINIÇÃO DE MÉTODOS PARA UMA CLASSE HERDEIRA
- 3.2.SOBRECARGA ( MÉTODOS E OPERADORES)
- 3.2.1.SOBRECARGA DE MÉTODOS, "COPY CONSTRUCTOR"
- 3.2.2. SOBRECARGA DE OPERADOR<
- 3.3.CLASSES ABSTRATAS E CONCRETAS
- 3.3.1.CLASSE ABSTRATA ITERADOR
- 3.3.2.ACOPLAMENTO DINÂMICO DE MENSAGENS
- 3.3.2.1.UM EXEMPLO ESCLARECEDOR
- 3.3.2.2.O QUE ACONTECE COM O QUE FOI ACRESCENTADO
- 3.3.3. LISTA HETEROGÊNEA DE FORMAS (geométricas)
- 4.CONCEITOS AVANÇADOS
- 4.1.ATRIBUTOS STATIC
- 4.2.MÉTODOS STATIC
- 4.3.TRATAMENTO DE EXCEÇÕES
- 4.3.1.TRATANDO AS EXCEÇÕES GERADAS POR TERCEIROS
- 4.3.2.GERANDO SUAS PRÓPRIAS EXCEÇÕES
- 4.4.THREADS
- 4.4.1.CRIANDO THREADS USANDO INTERFACES OU HERANÇA
- 4.4.1.1.HERANÇA USADA PARA CRIAR THREADS
- 4.4.1.2.INTERFACES USADAS PARA CRIAR THREADS
- 4.4.2.PENSANDO MULTITHREADED
- BIBLIOGRAFIA