Controlador de Trens Elétricos
A figura 7.11 mostra o layout de um sistema de trilhos de trem. Dois trens, A e B, rodam nos trilhos sem colidir. Para evitar o problema de colisões, deve existir um sistema de controle de segurança.
Assuma que os trens estão na posição inicial mostrada na figura 1.1. O trem A move-se no sentido anti-horário pelo trilho externo até que chegue ao Sensor 1, quando deve passar para a trilha interna em direção ao Sensor 5. Quando A atingir o sensor 5 deve esperar que o trem B passe pelo Sensor 3 duas vezes. Os trens podem se mover em velocidades diferentes, portanto, nada deve ser assumido sobre suas velocidades. Um trem que atinge um sensor pode ser parado antes de chegar ao switch seguinte.
Uma vez que o trem B passe duas vezes pelo Sensor 3, o trem A se dirige ao trilho externo e continua pelo sentido anti-horário até que atinja a posição inicial novamente, como mostra a figura 7.12. O trem B deve ser mover na trilha circular interna, sentido anti-horário, somente parando para evitar colisões com A.