O Caso de Taxis


Despacho e controle de Taxis via terminais móveis ligados on-line com um sistema multi-usuário

Uma empresa de agenciamento de corridas de taxis está utilizando um sistema de rádio digital para gerenciar a frota de taxis associados.

A empresa tem cerca de 500 taxis associados. Cada associado tem instalado no seu taxi um equipamento da empresa que funciona como um terminal de computador bastante simplificado. Este equipamento tem um teclado simplificado e uma tela de cristal líquido para visualizar mensagens. Cada terminal só recebe mensagens destinadas a todos os taxis ou destinadas a ele próprio. Quando um taxista envia uma mensagem de volta ao sistema o terminal, automaticamente, inclui a identificação do taxi, a data, a hora e a kilometragem atual na mensagem enviada.

O sistema deve poder atender a uma demanda de 10.000 transações por dia, e até 1500 despachos por hora durante os períodos de pico.

Do ponto de vista do motorista do taxi, o sistema funciona da seguinte maneira:

Operadores no escritório de despacho fazem a inicialização das requisições de taxis. Cada operador está sentado à frente de um terminal de vídeo, no qual um formato padrão de pedido está esperando entradas. À medida que o operador vai digitando o nome, endereço, etc. o sistema vai movendo de campo em campo no formato padrão. Um diretório completo de ruas deve estar disponível no disco, e o sistema automaticamente verifica o endereço entrado para verificar se o mesmo é verdadeiro ou se já não houve problemas com este cliente.

A corrida mais comum é aquela que o cliente pede com antecedência e determina um data/hora de início e local de apanhar. Há também corridas que são pedidas a qualquer momento com o cliente esperando num determinado endereço e corridas que são oferecidas para os associados a partir de um determinado evento, como por exemplo, o fim de um show.

A empresa vive das mensalidades dos taxistas associados e de convênios com empresas que utilizam de "vouchers" . Estes "vouchers" são créditos que as empresas fornecem a seus clientes para utilizarem o sistema de taxis.

Quando a hora de iniciar uma corrida estiver próxima, o sistema determina qual a zona do endereço, e automaticamente avisa o taxi no topo desta fila para oferecer a corrida.

Um supervisor no escritório pode reservar, suspender, reiniciar, ou dar prioridade a corridas para qualquer unidade. Ele tambem pode enviar mensagens confidenciais, cancelar chamadas, criar corridas que são feitas numa forma repetitiva, monitorar a carga em qualquer zona, e examinar filas de taxis e corridas em tempo real.

Maiores detalhes do sistema serão discutidos em classe. Um possível esquema conceitual do sistema é apresentado abaixo.

Atributos:

Logradouro: LogId, Nome, Cidade, Estado
End: [Complemento], [Bairro], [CEP]
Numeração: Número
Cliente: CliId, Nome, [CPF], [CGC]
Zona: Zona
Corrida: DataPedido, DataHoraCorrida, [HoraApanhou]*, [HoraDeixou]*, KMFinal*
Motorista: CNH, Nome, CNHValid
FiladeTaxis: DataHoraIn*, KMIn*
Taxi: Placa, Marca, Modelo, AnoFab


Esquema Conceitual utilizando o Modelo Entidade-Relacionamento








Uma outra interpretação pode ser implementado conforme o diagram ER abaixo:








Conclua por você mesmo o que mudou.




Atualizado em12/03/2007.