2s2025 MC504A - Sistemas Operacionais

2s2025 MC504A - Sistemas Operacionais

Mural de avisos

Data Aviso
18/jul/2025 Página da disciplina no ar!
18/jul/2025 As aulas expositivas da disciplina se iniciam em 11/agosto. Aproveitem a SECOMP!.
18/ago/2025 Publicada previsão de aulas para primeira metade do semestre.
18/ago/2025 Provas foram reagendadas de Quarta para Segunda, conforme pedido da maioria da turma.
24/ago/2025 Publicada página de materiais para a disciplina
09/set/2025 Publicada previsão de aulas para segunda metade do semestre.
06/out/2025 Alterado calendário de aulas removendo capítulo 15.

Materiais

Slides de aula e listas de exercício disponíveis no link.

Calendário

Atenção: A distribuição das aulas durante o semestre é uma previsão e pode ser alterada.

A numeração de capítulos refere-se à edição 10 do livro-texto Operating Systems Concepts (ver bibliografia). Outras edições podem ter numeração diferente.

Semana # Data Segunda Quarta
1 04/ago/2025 SECOMP SECOMP
2 11/ago/2025 Cap.1: Introdução. Cap.2: Serviços SO.
3 18/ago/2025 Cap.3: Processos, conceitos. Cap.3: Processos, IPC.
4 25/ago/2025 Cap.4: Threads. Cap.5: Escalonamento.
5 01/set/2025 Cap.5: Escalonamento. Cap.6-7: Sincronização.
6 08/set/2025 Cap.6-7: Sincronização. Cap.8: Deadlocks.
7 15/set/2025 Cap.8: Deadlocks. Dúvidas P1.
8 22/set/2025 Prova 1 Devolutiva P1.
9 29/set/2025 Cap.11: Armazenamento. Cap.12: Entrada/saída.
10 06/out/2025 Cap.13-14: Sistemas de arquivos. Cap.13-14: Sistemas de arquivos.
11 13/out/2025 Cap.9: Intro Gerenciamento de Memória. Avaliação de curso (Sem aula)
12 20/out/2025 Cap.10: Memória virtual e paginação. Cap.10: Paginação sob demanda.
27/out/2025 Feriado
13 03/nov/2025 Cap.9-10: Gerenciamento de Memória. Cap.18: Conceitos Virtualização.
14 10/nov/2025 Cap.20-21: Estudos de caso. Dúvidas P2.
15 17/nov/2025 Prova 2 Devolutiva P2.
24/nov/2025
01/dez/2025
08/dez/2025 Feriado
15/dez/2025 Exame de recuperação

Ementa

Conceito de processos: concorrências, regiões críticas, escalonamento. Conceitos de espaços de endereçamento e de gerenciamento de memória virtual, paginação, segmentação. Sistemas de arquivos: hierarquia, proteção, organização, segurança. Gerenciamento de Entrada/Saída. Estudos de caso.

Aulas

Segundas-feiras das 19 h às 21 h, Quartas-feiras das 21 h às 23 h, Ciclo Básico Sala 10 (Código DAC: CB10).

Contatos

Avaliação

Componentes de avaliação: A avaliação será composta de duas provas escritas, individuais e sem consulta, $P_1$ e $P_2$. Cada prova abordará conteúdo representando metade do programa da disciplina. A prova $P_1$ ocorrerá aproximadamente na metade do período letivo, e a prova $P_2$ ocorrerá aproximadamente no final do período letivo. As datas são 22/set/2025 e 17/nov/2025, respectivamente.

Atenção: As datas das provas foram alteradas após pedido da maioria da turma.

$$N_P = {{P_1 + P_2} \over {2}}$$

em que $P_1$ e $P_2$ são as notas de cada uma das provas. A nota parcial $N_P$ será calculada com uma casa decimal, arredondando frações centesimais para cima.

Frequência: É necessária frequência mínima de 75% nas aulas ministradas na disciplina.

Recuperação: Os estudantes que obtiverem nota parcial $2{,}5 \le N_P < 5{,}0$, tiverem resolvido ambas as provas $P_1$ e $P_2$ e tiverem frequência maior ou igual a 75% das aulas poderão realizar um exame de recuperação. O exame escrito e individual ocorrerá dentro do período especificado em calendário acadêmico e abordará o conteúdo inteiro do programa da disciplina. O exame será avaliado com conceito $N_R \in \{S, I\}$, em que $S$ representa “suficiente” e $I$ representa “insuficiente”. Estudantes que não comparecerem para o exame receberão conceito $N_R = I$. A avaliação do exame de recuperação é final e não haverá atividades avaliativas após a conclusão dele. A data prevista é 15/dez/2025.

Cálculo da nota final: A nota final da disciplina $N$ será calculada como: $$N = \begin{cases} N_P & \text{se $N_P \ge 5{,}0$ ou $N_P < 2{,}5$}\\ N_P & \text{se $2{,}5 \le N_P < 5{,}0$ e $N_R = I$}\\ 5{,}0 & \text{se $2{,}5 \le N_P < 5{,}0$ e $N_R = S$}\\ \end{cases}$$

Bibliografia

  • A. Silberschatz, P. B. Galvin, G. Gagne. Operating Systems Concepts. 10th ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2018.
  • A. Tanenbaum, H. Bos. Sistemas Operacionais Modernos. 4a ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

Bibliografia complementar:

  • R. H. Arpaci-Dusseau, A. C. Arpaci-Dusseau. Operating Systems: Three Easy Pieces. Arpaci-Dusseau Books, 2023. Disponível em: https://pages.cs.wisc.edu/~remzi/OSTEP/
  • A. Tanenbaum, A. Woodhull. Operating Systems: Design and Implementation. 3rd ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson, 2006.

Aspectos finais

Uso de IA generativa: O uso será tolerado nas atividades da disciplina. Os estudantes devem sempre estar preparados para responder perguntas e explicar a fundamentação, as etapas de desenvolvimento e o resultado de quaisquer atividades avaliativas. Caso o estudante não consiga explicar seu trabalho devido ao uso indiscriminado de ferramentas de IA, o trabalho será considerado plágio.

Integridade acadêmica: Em conformidade com a cláusula de honestidade e lisura acadêmica (a seguir), qualquer tentativa de plágio, fraude ou outra infração ética no desenvolvimento das atividades da disciplina resultará em nota zero na componente avaliativa corrente, para todos os estudantes envolvidos. Se houver reincidência, será aplicada nota zero como nota final da disciplina para todos os estudantes reincidentes. Em ambos os casos, a avaliação do professor será aplicada sem prejuízo a quaisquer decisões administrativas tomadas pela Coordenação de Curso acerca do caso específico.

Cláusula de Honestidade e Lisura Acadêmica: Todas as atividades relacionadas às disciplinas devem ser realizadas em conformidade com as orientações fornecidas pelos docentes e com o devido rigor ético. Caso o(a) docente responsável, no exercício de sua liberdade de cátedra, forme convicção acerca da ausência de lisura ou de condições adequadas para a realização da atividade avaliativa, poderá atribuir nota zero, seja para a atividade única ou, conforme o caso, para o conjunto de atividades do semestre. A ocorrência deverá ser fundamentada e comunicada à Coordenação de Curso de Graduação, podendo o(a) estudante estar sujeito a processo administrativo. (Instrução Normativa CCG nº 02/2025)