Colaboração: Kim Braga
Guia para a interface da animação
Objetivo: Ajudar no design da animação de forma que a representação dos elementos seja simples e de fácil compreensão.
Atividade: Analisar as animações e identificar os elementos representados, mantendo o seguinte em mente:
- Estão bem representados?
- É possível compreender o que está acontecendo com as threads pelas representações utilizadas?
- A velocidade de execução está boa? Se aumentasse ou diminuísse melhoraria?
- É necessário um documento contendo instruções e/ou explicações sobre o funcionamento da animação e suas representações?
- Pode ser feito algo para melhorar?
A ideia aqui é perceber os pontos negativos e positivos de cada animação e usá-los para guiar o trabalho de vocês.
Abaixo estão os gifs de animações de trabalhos anteriores.
Animação 1
Problema: Dinning Savages.
Características:
- Parametrização da quantidade de selvagens e refeições no pote;
- Legenda para os estados dos selvagens;
- Indicação de como sair da animação.
Animação 2
Problema: Building H2O.
Este gif mostra como o tamanho do terminal afeta a correta visualização da animação.
Características:
- Parametrização da quantidade de molécular de hidrgènio e oxigênio;
- Movimento da fila dos átomos e da molécula;
- Indicação da área de cada átomo e sua ligação.
Animação 3
Problema: Santa Claus.
Características :
- Fila de duendes e renas;
- Caixa informando o que está acontecendo na animação;
- Desenho indicando estado (dormindo ou acordado) do papai noel.
Animação 4
Problema: River Crossing.
Abaixo temos outra animação do mesmo problema, mas com mais barcos e passageiros por barco.
Obs.: Podemos perceber que a visualização da fila de espera é melhor com esta parametrização.
Características:
- Parametrização do número de barcos e pessoas por barcos (informado na documentação do trabalho);
- Uso de cores para rio e margem;
- Utilização de cores para separar os "Funcionários da Microsoft" dos "Hackers do Linux" é uma solução simples e clara.
- Animação do remador.
Animação 5
Problema: Building H2O.
Obs.: Aqui é outro exemplo do problema do H2O. A mudança de representações melhora a percepção do funcionamento do problema e da solução?
Características:
- Informações e instruções iniciais;
- Informações estatísticas disponíveis na parte superior direita;
- Indicações do reator e reservatório;
- Instrução de como encerrar a aplicação.
Animação 6
Problema: Sushi Bar.
Características:
- Parametrização da capacidade máxima do sushi bar;
- Estado dos clientes (os estão comendo e já terminaram);
- Número dos clientes na fila.
Animação 7
Problema: Building H2O.
Características:
- Simplicidade no uso da barreira;
- Mudança de cor e definição da forma da molécula após a barreira.
Animação 8
Problema: Producer-consumer.
Características:
- Parametrização;
- Demonstração com legenda de cada estado dos produtores e consumidores antes de começar a animação;
- Estante com produtos disponíveis;