\ head>
Apesar de ser lento e complicado, o sistema é notável por ser a primeira solução plausível para esse problema, que estava em aberto há mais de 25 anos e chegou a ser considerado impossível. Na opinião do autor, esse sistema deveria ter vários usos legítimos, e parecia necessário para viabilizar micro-pagamentos automáticos por serviços da internet.
Infelizmente, nem dois anos após sua publicação, o sistema foi desviado para outros usos, que o inventor por certo não aprovaria: um investimento tipo pirâmide, um jogo de azar, um sistema de pagamento para todo tipo de crime e comércio ilegal, e um pretexto para a captação de investimentos por empresas de premissas duvidosas. Esses usos, e as previsões enganosas que eles exigem, levaram a uma valorização exagerada da moeda bitcoin.
Além disso, no decorrer dos últimos 8 anos, descobriu-se que o sistema tem várias falhas -- econômicas, não técnicas -- que o tornam inviável para sua aplicação original.
Esta apresentação vai descrever brevemente a natureza do sistema e os problemas acima.
Sobre o palestrante: Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Matemática Aplicada (Computação) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado Ciência da Computação pela Universidade Stanford (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Seus interesses de pesquisa cobrem várias áreas da computação e matemática aplicada, especialmente processamento de imagens, computação gráfica, aproximação de funções, computação auto-validada, geometria computacional, otimização e reconhecimento de padrões. Também atua nas áreas de teoria da computação, estrutura de dados, análise de algoritmos, teoria dos grafos, e processamento de linguagens naturais. Também tem atuado na divulgação da insegurança inerente da urna eletrônica brasileira. De mar/2005 a mar/2009 foi Diretor do Instituto de Computação da UNICAMP.