Caça-Palavras
O caça-palavras é um passa-tempo popular cujo objetivo é encontrar certas palavras em um diagrama. Nesta tarefa, iremos implementar um programa que resolve um caça-palavras. As palavras estão escondidas em uma matriz de letras e podem estar na vertical, horizontal, ou diagonal. E além disso, as palavras podem aparecer tanto em ordem direta quanto na ordem invertida!
Entrada
A entrada consiste de
- uma linha com dois inteiros
m
en
que correspondem ao número de linhas e de colunas da matriz - as
m
linhas seguintes contémn
letras cada uma, separadas por espaço - a próxima linha contém um número
p
de palavras - as
p
linhas seguintes contêm uma palavra em cada linha
Exemplo:
3 8 v e d j n a e o i p y t h o n u s u e w e t a e 1 python
Saída
A saída é parecida com a matriz de entrada, mas contém o caractere '.'
nas
posições em que não foi encontrada uma palavra.
. . . . . . . . . p y t h o n . . . . . . . . .
Implementando
Assim como nas tarefas anteriores, temos que realizar diversas atividades para completar essa tarefa:
- ler matriz, procurar diagonal, procura horizontal, procurar horizontal
invertida, imprimir matriz com
'.'
onde não há palavra,....
Mas tudo ainda está muito confuso! Dessa vez, o problema parece um pouco mais difícil de ser resolvido. Só fazer uma lista de atividades não vai ser suficiente. Temos que ter certeza de que sabemos resolver o problema. É por isso que é importante escrevemos um algoritmo em alto nível. Antes de começar a programar, sempre escreva um algoritmo em português (ou em pseudocódigo) e verifique se ele está correto. Para essa tarefa do caça-palavras, eu escreveria algo como:
Resolver Caça-Palavras:
m, n
= leia as dimensões da matrizA
= leia a matriz de caracteres de dimensõesm
xn
B
= crie uma matriz de caracteres contendo'.'
de dimensõesm
xn
p
= leia o número de palavras a serem buscadas-
repita
p
vezes:palavra
= leia a palavra correspondente- procure as ocorrências de
palavra
emA
e copie os caracteres paraB
inverso
= copie o inverso depalavra
- procure as ocorrências de
inverso
emA
e copie os caracteres paraB
- escreva a matriz
B
na tela
Bem melhor! Agora as coisas parecem fazer sentido. Ter uma sequência de passos lógica nos permite pensar e trabalhar em cada passo separadamente, sem se preocupar com as inúmeras outras atividades com que ainda teremos que lidar.
Mas será que já temos certeza de sabemos resolver o caça palavras? Você deve se lembrar das primeiras aulas de programação, quando você aprendeu que "Um algoritmo é uma sequência de instruções bem definidas que resolvem um determinado problema." Uma instrução ser bem definida significa que sabemos cumpri-la, ou, em nosso caso, significa que sabemos implementá-la em uma linguagem de programação inambígua. Com exceção das instruções 5.2 e 5.4, que vamos deixar para mais tarde, você já sabe implementar todas as outras instruções, pelo menos em Python. Vamos nos concentrar então em implementar cada uma dessas instruções mais simples, mas agora em C.
Lendo e criando matrizes de caracteres
Para criar uma matriz em Python podemos usar uma lista de listas.
def ler_matriz(m, n): matriz = [] for i in range(m): # adiciona uma nova linha à matriz matriz.append([]) # lê cada letra da linha atual for letra in input().split(): # adiciona uma letra a linha i matriz[i].append(letra) return matriz
Em C, para representar uma matriz, usamos um vetor de vetores. Cada elemento
do vetor corresponderá a uma linha e cada elemento de uma linha corresponderá a
um caractere. Como todos os vetores devem ter um tamanho máximo conhecido em
tempo de compilação, devemos estimar o número máximo de linhas, MAX_ALTURA
, e
o número máximo de caracteres por linha, MAX_LARGURA
. Também como os vetores,
para devolver uma matriz, devemos passá-la por parâmetro.
void ler_matriz(char matriz[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA], int m, int n) { int i, j; char letra; for (i = 0; i < m; i++) { for (j = 0; j < n; j++) { scanf(" %c", &letra); matriz[i][j] = letra; } } }
O motivo pelo qual não precisamos nos preocupar em separar os vários caracteres
de uma linha na versão em C de ler_matriz
, enquando em Python tivemos que usar
split()
, é que podemos instruir scanf
a ignorar os espaços em branco ao ler
um caractere, por isso usamos um espaço antes de %c
.
Repare que podemos escrever uma função criar_matriz_ponto
que devolve uma
matriz com .
em cada posição de maneira similar, mas fazendo matriz[i][j] = '.'
ao invés de atribuir uma letra lida do teclado. Similarmente, também
podemos escrever uma função imprimir_matriz
que mostra a matriz na tela,
bastando usar printf("%c ", matriz[i][i]);
. Repare que você também deverá
adicionar printf("\n")
depois de imprimir cada linha.
Criando o programa principal
Nesse ponto, já podemos escrever toda a estrutura do nosso algoritmo para
resolver caça-palavras. Ainda não sabemos implementar os passos 5.2 do
algoritmo, mas sabemos que cada um desses passos deve receber uma string
palavra
, as matrizes A
e B
e as dimensões m
e n
. Como tudo o que
precisamos para chamar uma função é saber quais os parâmetros a função recebe,
podemos fingir que existe uma função marcar_ocorrencias
e escrever o código da
função main
como se marcar_ocorrencias
já fizesse o que queremos. Para poder
chamar uma função, precisamos defini-la antes, então por enquanto só vamos
criar uma função que recebe esses parâmetros, mas que não faz nada: isso é o que
chamamos de stub.
#include <stdio.h> #define MAX_PALAVRA 15 #define MAX_ALTURA 15 #define MAX_LARGURA 10 /* ...outras funções... */ void marcar_ocorrencias(char palavra[], char A[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA], char B[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA], int m, int n) { /* essa função é só um stub */ } int main() { int i; int m, n, p; char A[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA]; char B[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA]; char palavra[MAX_PALAVRA], inverso[MAX_PALAVRA]; /* lê e cria matrizes */ scanf("%d %d", &m, &n); ler_matriz(A, m, n); criar_matriz_ponto(B, m, n); /* lê e marca cada palavra */ scanf("%d", &p); for (i = 0; i < p; i++) { scanf("%s", palavra); marcar_ocorrencias(palavra, A, B, m, n); copiar_inverso(palavra, inverso); marcar_ocorrencias(inverso, A, B, m, n); } /* imprime matriz resultante */ imprimir_matriz(B, m, n); }
Resolvendo o exercício
Para terminar o nosso programa, precisamos explicar como executar as instruções
5.2 e 5.4, isso é, como implementar a função marcar_ocorrencias
. Do jeito que
está escrito em nosso algoritmo, essas instruções não estão bem definidas,
porque elas só descrevem o que queremos, mas não explica como. No entanto
conhecemos tudo de que nossa função recebe como entrada (uma string palavra
,
as matrizes A
e B
e as dimensões m
e n
) e sabemos tudo o que ela deve
produzir como saída (alterar a matriz B
de forma a copiar as ocorrências de
palavra
). Em outras palavras, a função marcar_ocorrencias
resolve um
problema menor, mas que é parte nosso problema original. Isso é o que chamamos
de subproblema.
Lembrando: antes de começar a programar, devemos escrever um algoritmo que resolve o problema, então lá vai:
Marcar ocorrências(palavra, A, B, m, n)
-
Para cada linha
i
da matriz- Para cada coluna
j
da linhai
2. procurar ocorrências depalavra
horizontalmente emA
a partir da posiçãoi,j
e copiar letras correspontes para matrizB
3. procurar ocorrências verticalmente 4. procurar ocorrências diagonalmente
- Para cada coluna
De novo, quebramos o problama em subproblemas menores, cada vez mais fáceis de
serem resolvidos. Além das palavra e das matrizes, o passo 1.1.1 do algoritmo
acima deve receber a linha i
e a coluna j
da posição em que estamos
procurando uma palavra. A mesma coisa vale para os passos 1.1.2 e 1.1.3. Para
praticar, vamos usar a estratégia de criar stubs mais uma vez.
void marcar_ocorrencia_horizontal(char palavra[], char A[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA], char B[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA], int m, int n, int i, int j) { /* essa função é só um stub */ } void marcar_ocorrencias(char palavra[], char A[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA], char B[MAX_ALTURA][MAX_LARGURA], int m, int n) { int i, j; for (i = 0; i < m; i++) { for (j = 0; j < n; j++) { marcar_ocorrencia_horizontal(palavra, A, B, m, n, i, j); marcar_ocorrencia_vertical(palavra, A, B, m, n, i, j); marcar_ocorrencia_diagonal(palavra, A, B, m, n, i, j); } } }
Finalmente, você deve descobrir como implementar marcar_ocorrencia_horizontal
,
marcar_ocorrencia_vertica
e marcar_ocorrencia_diagonal
. Para cada uma delas:
- faça um pequeno algoritmo para resolver o problema; certifique-se de que cada instrução de seu algoritmo esteja bem definida e que você saiba implementá-la em uma linguagem de programação
- simule cada passo de seu algoritmo com alguns caça-palavras bem pequenos até estar seguro de que o algoritmo está correto
- se encontrar um erro, corrija seu algoritmo e verifique novamente
Depois de ter certeza de que seu algoritmo está correto, você deve implementá-lo na linguagem de programação C. Você pode começar com o código acima clicando em Caça-Palavras, preenchendo os stubs e escrevendo as funções que faltam.
Exemplos relacionados
Uma forma de arte digital é escrever textos que tenham alguma forma ou significado especial. O código abaixo escreve uma palavra várias vezes em uma matriz, cada vez mais à direita.
#include <stdio.h> #include <string.h> #define MAX 100 void limpar_matriz(char A[MAX][MAX], int m, int n) { int i, j; for (i = 0; i < m; i++) { for (j = 0; j < n; j++) { A[i][j] = ' '; } } } void imprimir_matriz(char A[MAX][MAX], int m, int n) { int i, j; for (i = 0; i < m; i++) { for (j = 0; j < n; j++) { printf("%c ", A[i][j]); } printf("\n"); } } void formar_arte(char palavra[], char A[MAX][MAX], int m, int n) { int i, j, k; int tam = strlen(palavra); for (i = 0; i < m; i++) { for (j = i, k = 0; j < n && k <tam; j++, k++) { A[i][j] = palavra[k]; } } } int main() { int m, n; char A[MAX][MAX]; char palavra[MAX]; scanf("%d %d %s", &m, &n, palavra); limpar_matriz(A, m, n); formar_arte(palavra, A, m, n); imprimir_matriz(A, m, n); }
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