Neste tutorial, vamos aprender a instalar e usar uma máquina virtual com a distribuição Ubuntu de GNU/Linux. Como programa de virtualização, vamos usar uma solução gratuita chamada Virtual Box.
Downloads
Primeiro, faça o download do VMBox em seu site oficial, clicando em Windows hosts. Enquanto instalamos e configuramos nossa máquina virtual, vamos deixar baixando a imagem .iso do Ubuntu 20.04 LTS. Dica: se sua conexão for lenta, talvez seja melhor usar a opção torrent da imagem, em Alternative downloads.
Instalação da Máquina Virtual
Instale normalmente o Virtual Box clicando duas vezes no executável baixado. Após a instalação, procure o botão Novo no menu da interface do programa. Ao clicar nesse botão, uma janela será aberta com os passos da configuração de sua máquina virtual.
O primeiro passo é digitar um nome para a sua máquina e definir o tipo do sistema operacional e sua versão. Neste caso, o tipo é Linux e a versão Ubuntu (64-bit).
Na próxima página vamos configurar a quantidade de memória RAM que sua máquina virtual usará. É importante notar que o VMBox colore alguns intervalos das configurações: em verde estão os valores considerados seguros para sua máquina, enquanto os avermelhados são considerados inseguros. Selecione a maior quantidade de memória disponível, evitando o intervalo avermelhado se possível.
Clicando em Próximo, vamos para as configurações de Disco. A primeira parte apenas define a criação do disco virtual da sua VM, selecione Criar um novo disco rígido virtual agora. Clicando novamente em Próximo, definimos o tipo de arquivo do disco que usaremos em nossa máquina. É preferível selecionar VDI para facilitar a instalação desta máquina virtual em outros computadores que tenham o VMBox instalado.
Em seguida, definimos como o nosso disco virtual se comportará no disco físico do computador. Neste caso, há duas opções: a opção Tamanho fixo garante um acesso aos dados mais rápido, mas ocupará mais espaço no seu disco rígido real e a opção Dinamicamente alocado permite que o disco rígido virtual da VM possa aumentar sua ocupação de acordo com o seu uso, mas é ligeiramente mais lento (mas não muito). Selecione a sua opção de preferência. Selecione Dinamicamente alocado a não ser que você tenha bastante espaço livre no seu disco rígido real e deseje melhorar um pouco o desempenho da máquina virtual.
Feito isso, o último passo é definir a capacidade do disco virtual. Se você selecionou um disco virtual de tamanho dinâmico no passo anterior, então selecione 20GB, que é um tamanho usualmente recomendado pelos desenvolvedores do Ubuntu. Se tiver selecionado um disco de tamanho fixo, então selecione no mínimo 8GB.
Dicas:
-
Verifique o espaço livre indo a Meu computador e acessando o menu de propriedades da partição em que será feita a instalação.
-
Mesmo que o seu disco virtual seja dinamicamente alocado, ele poderá ocupar toda a capacidade, à medida em que mais arquivos são instalados dentro na máquina virtual. Para descobrir quanto espaço o seu Ubuntu está ocupando atualmente, digite
df -h /
no terminal.
Configurações avançadas
Nesta parte do tutorial, vamos fazer algumas configurações de processamento e vídeo. O padrão do VMBox é colocar apenas 1 unidade de processamento e 1MB de memória de vídeo, mas isso pode limitar muito o uso da virtualização.
Na interface inicial do VMBox, selecione sua máquina recém criada e clique em Configurações no menu acima, perto do botão Novo clicado anteriormente.
No menu à esquerda, vá em Sistemas clique na aba Processador. Aqui, coloque o número máximo de unidades de processamento que o VMBox considera seguro. No caso da imagem abaixo, é possível colocar até 2 CPUs:
Agora vá no menu Monitor à esquerda abaixo de Sistemas. Na aba Tela (S), coloque o máximo de memória de vídeo disponível, geralmente fica em 128 MB. Mais abaixo, selecione a opção Habilitar Aceleração 3D.
Instalação do Ubuntu na VM
Agora que configuramos a máquina virtual, basta inserir a imagem do Ubuntu e inicializar a instalação do sistema operacional.
Em Configurações da máquina virtual, vá para o menu à esquerda e clique em Armazenamento. Selecione Controladora: IDE e adicione um novo driver óptico selecionando a imagem .iso do seu Ubuntu, como na imagem abaixo.
Ao clicar no primeiro ícone de disco, abrirá uma janela de seleção de imagem e busque pelo arquivo .iso do Ubuntu que você baixou anteriormente. Não se esqueça de esperar o download da imagem terminar, antes de prosseguir.
Feito isso, clique em Ok e volte à interface inicial do VMBox e clique em Iniciar. A instalação do Ubuntu em sua máquina virtual começará e basta seguir as instruções na tela.