Contribuíram neste tutorial Matheus Otávio Rodrigues
Windows Subsystem for Linux (WSL)
É comum no desenvolvimento de software e programas de computador a utilização de ferramentas que usam linha de comando, como Python e Git, que serão utilizados nesse curso. Várias dessas ferramentas e ambientes de desenvolvimento foram feitos pensando nos sistemas operacionais GNU/Linux (como as distribuições Ubuntu, Fedora, Linux Mint e tantas outras) e, por mais que muitas delas sejam compatíveis com o Windows, a maioria é utilizada na prática em um ambiente GNU/Linux, tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial.
Por esse motivo, a Microsoft adicionou recentemente ao seu sistema operacional o Windows Subsystem for Linux (WSL), que permite a instalação de uma distribuição GNU/Linux de forma integrada ao Windows sem exigir máquinas virtuais ou múltiplos sistemas operacionais instalados. Isso possibilita ter um ambiente GNU/Linux integrado ao Windows sem maiores complicações.
Antes de instalar um sistema operacional GNU/Linux para podermos usar o Python e o Git, precisamos habilitar o WSL. Este tutorial foi pensado no Ubuntu, mas você pode utilizar a distribuição que preferir.
Habilitando o WSL
Este passo a passo foi baseado neste documento da Microsoft.
-
Abra o PowerShell como administrador. Para isso, digite powershell no menu e clique o botão direito no ícone. Aperte sim caso apareça uma mensagem pedindo permissão.
-
Cole o comando abaixo na tela azul do terminal e aperte Enter para executar:
dism.exe /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Windows-Subsystem-Linux /all /norestart
Aguarde até a barra de carregamento finalizar e a mensagem “A operação foi concluída com êxito.” aparecer.
-
Reinicie o computador. O WSL estará ativo assim que o sistema inicializar.
Instalando o Ubuntu
-
Após o Windows iniciar novamente, abra a loja do Windows e procure por “Ubuntu”
-
Instale o aplicativo “Ubuntu” e após seu download e instalação, abra-o no menu iniciar.
-
Aguarde a instalação terminar.
-
Preencha um nome de usuário (você pode dar o nome que preferir) e digite uma senha duas vezes (anote essa senha, pois ela será necessária para comandos de privilégio alto).
-
Se tudo deu certo, a última linha do terminal terá um texto em verde com o seu usuário seguido do nome do seu PC:
-
-
É importante atualizar o Ubuntu assim que instalá-lo. Copie e cole no terminal os comandos começando com
sudo
, um por vez:user@host$ sudo apt-get update user@host$ sudo apt-get upgrade
O primeiro comando atualiza a lista de repositórios de aplicativos e o segundo baixa e instala as atualizações de sistema e pacotes disponíveis.
Instalando Python 3 e Git:
Na distribuição do Ubuntu, tanto o Python 3 quanto o Git já devem estar instalados por padrão no sistema. Para verificar que tudo deu certo e descobrir a versão do software instalado, execute
user@host$ python3 --version
user@host$ git --version
A versão do Python deverá ser 3.8.5 ou similar e a versão do Git deverá ser 2.25.1 ou similar. Lembre-se de que na disciplina trabalharemos com Python 3.6 ou superior. Se não tiver instalado, então você pode executar os seguintes comandos para instar as últimas versões do Python 3 e do Git.
, mas executar os comandos de instalação novamente vai instalá-los apenas caso já não estejam:
user@host$ sudo apt-get install python3
user@host$ sudo apt-get install git