MC102 - Regras
MC102 Coordenado - Algoritmos e programação de computadores
Instituto de Computação
UNICAMP
Aulas.
Curso teórico-prático composto por três aulas semanais, sendo duas teóricas e uma de laboratório, na qual os conceitos teóricos são praticados.
Atendimentos.
Diariamente, no horário de 12h-14h e de 18h-19h, haverá atendimento dos monitores. Nestes horários, os monitores ficarão disponíveis para tirar dúvidas dos alunos. A tabela de monitores e a sala em que ocorrerão estes atendimentos estão divulgados na aba Plantão de Dúvidas.
Laboratórios.
Haverá m tarefas de laboratório, nas quais o aluno deverá implementar problemas propostos. O gerenciamento das tarefas práticas será feito por um sistema automatizado conhecido como SuSy. As tarefas de laboratório são acessíveis por meio do seguinte endereço:
https://susy.ic.unicamp.br:9999/<SuaTurmaNoSuSy>
O programa submetido pelo aluno será testado com um jogo de testes pré-determinado. Os testes são divididos em dois grupos: abertos, que podem ser vistos pelo aluno, e fechados, que não podem ser vistos pelo aluno.
A cada tarefa de laboratório será atribuída uma nota NLi, 1 ≤ i ≤ m, da seguinte forma:
- Suponha que haja k testes abertos e l testes fechados;
- caso o programa do/da estudante execute corretamente todos os k testes abertos e j ≤ l testes fechados, então
- caso o programa não execute corretamente todos os testes abertos, NLi = 0.
Um programa executar corretamente no SuSy implica que ele devolve o resultado no formato requerido pelo SuSy e, além disso, respeita as condições estabelecidas no enunciado da tarefa. A cada laboratório será atribuído um peso LPi ∈ {1, 2, 3}. A média dos laboratórios, ML, é a média ponderada das m notas de laboratórios NLi e seus pesos LPi.
Os alunos devem prestar atenção aos itens a seguir.
- As tarefas são individuais.
- Não haverá resposição de laboratórios.
- Os monitores não estão autorizados a fazer as tarefas junto com os alunos. O papel dos monitores é de orientar e tirar dúvidas. Esta observação vale tanto para as aulas de laboratório quanto para os atendimentos nos horários de monitoria.
- O sistema de correção automático dispõe de um eficiente detector de fraudes. Ele é programado para detectar plágios entre todas as respostas, todos os alunos, entre todas as turmas ao longo do semestre.
- Ocorrência de fraude implicará em nota 0.0 (zero) na disciplina para todos os alunos envolvidos. A título de esclarecimento, os seguintes casos são exemplos de fraudes:
- enviar ou mostrar trechos de código para um amigo no intuito de ajudá-lo;
- copiar ou receber um laboratório, ainda que apenas trechos do código.
Provas.
Haverá duas provas teóricas durante o semestre, P1 e P2. A média das provas teóricas, MP, é calculada da seguinte forma:
Dependendo do desempenho do aluno, este deverá fazer o exame (teórico) no final do curso. As datas e horários específicos da sua turma são divulgados pelo seu professor.
- Não há possibilidade de troca de horário de provas e/ou exame final.
- Qualquer tentativa da fraude implicará em nota 0.0 (zero) na disciplina para todos os envolvidos.
Exercícios.
Em cada tópico da disciplina (veja a lista no menu à esquerda da página) há listas de exercícios disponibilizadas como trabalho extra-classe. Estes exercícios não serão cobrados e não entrarão no cômputo da avaliação do aluno. Os exercícios não terão seus gabaritos disponibilizados. Se um aluno tiver dúvida em seus exercícios, ou na sua resolução, pode (e deve) utilizar os horários de atendimento para solucioná-la.
Avaliação.
A média M, antes do exame, será calculada da seguinte maneira:
Note a importância de manter um bom desempenho tanto nas provas quanto nos laboratórios. Caso o aluno tenha média 2.5 ≤ M < 5.0, ele poderá fazer o exame final. Seja E a nota obtida pelo aluno no exame. A nota final, F, será calculada como:
O aluno estará aprovado, caso sua nota final F seja maior ou igual a 5.0; e estará reprovado, caso contrário.