Conteúdo desta página:
1 Requisitos mínimos
- Build 14316 do Windows 10 on posterior
2 Introdução
Ao final deste tutorial você será capaz de compilar e rodar programas .c no terminal Bash do Ubuntu diretamente no Windows 10, sem a necessidade de utilizar uma máquina virtual.
Atenção: siga todos os passos a seguir e leia cada passo por completo antes de realizá-lo.
3 Instalando o Bash
- Acesse as configurações do Windows, clicando em "Iniciar" e depois "Configurações".
- Na tela de configurações, clique em "Atualização e segurança" e, em seguida, selecione "Para Desenvolvedores". Depois marque a opção "Modo de desenvolvedor". Confirme a escolha clicando em "Sim".
- Depois que o modo de desenvolvedor for ativado, clique em "Localizar uma configuração", e digite "ativar ou desativar recursos do Windows" (sem as aspas). Clique no item com esse nome. Na próxima tela, marque a opção "Windows Subsystem for Linux" ou "Subsistema do Windows para o Linux", clique em OK e depois em "Reiniciar Agora".
- Após reiniciar seu computador, clique no menu Iniciar e digite "Bash" (sem as aspas). Confirme a instalação digitando "y" (sem as aspas) e aperte ENTER.
- Pronto, o Bash já está disponível para ser usado, clicando no menu Iniciar e procurando por "Bash" ou "Ubuntu".
4 Instalando o gcc
- Quando o Bash já estiver instalado, você deve instalar o gcc e o gdb. Faça isso executando o comando "sudo apt-get install gcc gdb" (sem as aspas).
5 Dicas de utilização
- É possível acessar todos os arquivos da sua máquina de dentro do Bash, mas os caminhos são um pouco diferentes. Os arquivos da unidade #: é acessível no caminho /mnt/#/.
Por exemplo, para acessar o arquivo D:\Usuarios\Fulano\Desktop\42.txt você deve utilizar o caminho /mnt/d/Usuarios/Fulano/Desktop/42.txt - Lembre-se que o Linux diferencia maiúsculas de minúsculas. Então o arquivo Foto.jpg não pode ser acessado como foto.jpg