Criada: 2010-07-20
A disciplina está dividida em três partes, cada uma abordando um paradigma diferente de programação. Na primeira parte, será abordado o paradigma de orientação a objetos, exemplificado pela linguagem Java. Na segunda parte, será estudado o paradigma declarativo, através da linguagem Prolog. Por fim, na terceira parte será estudado o paradigma funcional, representado pela linguagem Lisp. Para melhor atingir os objetivos da disciplina, os recursos disponíveis na sala, como possibilidade de acesso a computador remoto, onde estarão instalados interpretadores ou compiladores das linguagens estudadas, serão usados para testar código ou observar estilos de programação.
A nota dos alunos será composta de duas partes. Uma das partes será constituída das provas individuais, onde os alunos deverão basicamente desenvolver trechos de código ou responder a questões teóricas a respeito dos paradigmas e linguagens apresentados em aula. A outra parte corresponde a um projeto de programação onde os alunos desenvolverão jogadores para um certo jogo. Este desenvolvimento premitirá aos alunos avançarem em suas habilidades de programação, além de reforçar o conteúdo de geometria e física, pois o jogo é gráfico e envolve objetos que se deslocam, batem, etc.
© 2010 João Meidanis