Criada: 2014-07-26
Haverá dois tipos de avaliação: as provas escritas e os projetos de programação. As provas escritas valerão 2/3 da nota, enquanto que os projetos de programação darão os outros 1/3 da nota.
Nota: alunos da turma especial serão avaliados apenas com base nas provas. Para eles, os pesos serão: provas 100% e projeto 0%.
As provas escritas terão duração de 1:40 horas. Haverá duas provas escritas, uma para cada linguagem.
O projeto de programação consiste no desenvolvimento de um jogador para um certo jogo. Os programas de todos os alunos participarão de um campeonato e a nota de cada participante será dependente da performance do seu jogador neste campeonato. Maiores informações sobre o jogo e o campeonato, inlcuisive sobre a avaliação (nota) dos jogadores) poderão ser encontradas numa página específica.
O projeto deverá ser entregue na data designada no cronograma. Projetos entregues com atraso perderão pontos, a uma taxa de 0.0138889% por minuto de atraso, que equivale a uma taxa de 20% da nota por dia. Por exemplo, um projeto entregue com 36 horas (2160 minutos) de atraso perderá 30% da nota. Um atraso de 5 minutos perderá apenas 0.07%, praticamente desprezível. Após 5 dias, não vale mais a pena entregar o projeto. Caso o projeto seja dividido em partes, esta penalização por atraso valerá para cada parte.
Os códigos dos alunos serão analisados para ver se contém comandos espúrios e maliciosos, como tentativa de acesso a arquivos que não fazem parte do sistema sendo desenvolvido, tentativa de acesso à rede, etc. Quaisquer arquivos fonte que contiverem comandos considerados maliciosos serão descartados e o aluno que os tiver submetido receberá zero na disicplina como punição. Além disso, cada aluno deverá ser capaz de explicar todo o seu código ao instrutor, em entrevista marcada especialmente para este fim. Caso o aluno não demonstre cabal conhecimento de seu próprio código, receberá também zero na disciplina.
Para escapar do exame, os estudantes deverão obter nota de aproveitamento (veja abaixo a definição) maior ou igual a 5.0 (cinco), e também uma nota maior ou igual a 4.0 (quatro) em cada linguagem.
Desta forma, a nota final de cada estudante será dada por:
Nome | Símbolo | Fórmula |
---|---|---|
Nota final | NF | (NA + NE)/2, se fez exame, ou NA caso contrário |
Exame | NE | nota obtida no exame final (de 0 a 10) |
Aproveitamento | NA | 0.5*NP + 0.5*NL |
Nota de Prolog | NP | (2*PP + CP)/3 |
Nota de Lisp | NL | (2*PL + CL)/3 |
Prova escrita de Prolog | PP | nota obtida na prova escrita 1 (de 0 a 10) |
Prova escrita de Lisp | PL | nota obtida na prova escrita 2 (de 0 a 10) |
Nota do campeonato de Prolog | CP | nota obtida no projeto de programação Prolog (de 0 a 10). |
Nota do campeonato de Lisp | CL | nota obtida no projeto de programação Lisp (de 0 a 10). |
Caso NF seja maior que 10, será rebaixada para 10. Caso seja detectada fraude, a nota NF será zero para todos os envolvidos, sem prejuízo de outras sanções.
© 2014 João Meidanis