Criada: 2017-08-24 Modificada: 2017-09-05 - avaliador 4_1 Modificada: 2017-09-05 - avaliador 4_2: chamada execlp corrigida
Seu desafio envolvendo a linguagem Prolog será escrever um resolvedor para o jogo Master Mind.
Seu programa deverá ser entregue na forma de script Prolog para
o interpretador SWI Prolog. Deverá conter todos os predicados
necessários para resolver o problema, e terminar com uma chamada
do predicado principal, seguindo de halt
. Um
modelo do script pode ser encontrado aqui
(salve como modelo.pl) e é reproduzido a seguir:
#!/usr/bin/swipl %%% Coloque seus predicados aqui %%% ... :- play, halt.
Seus chutes devem ser impressos na saída padrão. Os chutes
devem ser listas de quatro números inteiros, todos distintos,
cada um deles de 1 a 6. A resposta de cada chute deve ser lida
da entreda padrão. As respostas são listas de dois números
inteiros, o primeiro sendo o número de "bons" e o segundo sendo
o números de "regulares" no chute. A resposta será dada
terminando com ponto ("."), de modo que possa ser lida como um
termo Prolog com read(R)
.
Seu programa deverá tentar adivinhar a senha pensada pelo outro jogador da forma mais rápida possível, isto é, com o menor número de chutes. Um programa correto deverá terminar de uma das duas formas seguintes:
halt
).
Qualquer outro comprotamento será considerado errôneo e acarretará perda de pontos para a autora ou o autor.
Para efeito de depuração, os alunos poderão fazer o programa imprimir outras informações que acharem necessárias, mas todas elas deverão ser dirigidas à saída de erro (stderr), e não à saída padrão (sdtout), que deverá ser reservada para comunicação com o avaliador apenas.
Um programa avaliador será usado para auxiliar o instrutor a avaliar os programas dos alunos. O avaliador pensará numa senha aleatória, ou receberá uma senha na linha de comando, e dará as respostas corretas relativas a esta senha para os programas.
O avaliador foi escrito em C e seu código-fonte está disponível. Os alunos poderão compilá-lo e usá-lo para testar seus programas. O avaliador foi feito para funcionar em Linux. Seu uso em Windows poderá ser diferente. Em Linux, deve ser compilado com:
gcc aval4_2.c -o aval4_2e chamado como:
./aval4_2 <script-prolog> [<senha>]onde <script-prolog> é o programa do aluno. Se a <senha> for omitida, será gerada uma de forma aleatória.
© 2017 João Meidanis